quarta-feira, 20 de junho de 2012

Desfecho favorável da Rio+20

             
O texto que será apresentado pela ONU a mais de cem chefes de estado na Rio+20 foi finalmente concluído. Depois de muita negociação, os prazos foram cumpridos e o texto sobre “Oceanos” foi aprovado, assim como outras questões.

Países como Estados Unidos e União Europeia fizeram críticas a pontos específicos, mas aprovaram o documento, considerado uma grande vitória pelo governo brasileiro, organizador da cúpula.

O texto da Rio+20 possui 49 páginas e 283 parágrafos, seu primeiro rascunho sugere a criação de um fórum político de alto nível para o desenvolvimento sustentável dentro das Nações Unidas, reforçando que o tema deverá ser discutido com maior importância a partir da conferência do Rio de Janeiro.

Um dos destaques vai para a parte do documento que estabelece a erradicação da pobreza como o maior desafio global do planeta. O texto recomenda ainda que “o sistema da ONU, em cooperação com doadores relevantes e organizações internacionais”, facilite a transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento. A reunião entre os líderes governamentais começa nesta quarta-feira, 20 de junho.

Informações G1 e Veja Online.

Por Vitor Wilson

Busca

    Visualizações da página

    Translate