sábado, 25 de junho de 2011

Enxaimel

Muitos conhecem, mas nem todos devem estar ligando o nome à técnica. Enxaimel no Brasil, muitas vezes, é visto como um estilo, mas é antes uma técnica de construção trazida pelos alemães, muito utilizada na colonização no sul do Brasil.

Alemanha

 Não se sabe a origem do enxaimel, ou “fachwerk”, mas foi mais utilizado no século XVII e XVIII na Europa. Principalmente na Alemanha, era amplamente utilizada nos campos, e quando começou a ser utilizada também nas cidades foram incorporados adereços e ornamentos, como madeiramento esculpido, floreais trabalhados, e outros adereços na estrutura.
  
Escultura na estrutura, na França
Ornamento na estrutura, Alemanha

A técnica consiste em estruturas de madeiras preenchidas com algum material para vedação. Originalmente as casas eram quadradas e a fundação era feita com toras de madeira de, mais ou menos, 10m de profundidade. Nas arestas são posicionados pilares de madeira, e paralelamente, ao longo da parede poderiam ser encaixados outros pilares ou apenas filetes de bambu ligados uns aos outros por outros filetes horizontais ou ortogonais, a fim de garantir a estabilidade da parede. Depois da estrutura das paredes era feita a estrutura do telhado, também em madeira.  Ao término da etapa de estruturas é que se enchia as paredes com tijolos ou argila. A cobertura distribuída simetricamente era feita com telhas planas de argila ou ardósia. Esse tipo de construção dificilmente ultrapassava seis pavimentos. O enchimento das paredes normalmente era pintado de branco e as estruturas de preto ou marrom, para se diferenciar.


Na Europa essa técnica foi posta de lado com a revolução industrial, quando surgiram novos materiais e técnicas, mais rápidas, seguras e modernas.
           A imigração alemã no Brasil teve maior força no início do século XIX, o país precisava urgentemente de uma rápida formação de exército e colonizar a região Sul, que tinha sua hegemonia ameaçada pela Argentina.
Apesar de a arquitetura de enxaimel não ser mais tão usada na Alemanha já naquela época, foi graças às condições, principalmente de terrenos e materiais de construção encontrados na região, que se implantou essa técnica de construção.  É uma técnica simples, totalmente manual, flexível e barata, a partir do momento que se tem várias opções de materiais para a vedação, como taipa, argila, tijolos, etc.

Sul do Brasil


Atualmente, em muitas cidades no Sul, na tentativa de manter vivos a tradição e o turismo, empregam-se elementos decorativos nas fachadas que procuram reproduzir a arquitetura germânica, misturando estilos e materiais, o que acaba empobrecendo a arquitetura local.
                Em Blumenau, Santa Catarina, a partir da década de 70 as casas que fossem construídas no “estilo enxaimel”, reproduzindo esteticamente os ornamentos, receberiam isenção de IPTU. A lei foi revogada apenas em 1994, o que acabou por reproduzir várias fachadas imitando a técnica.

Blumenal SC


Hotel em Blumenau

Está prevista a construção do projeto da Câmara Municipal de Blumenau, que homenageia o enxaimel utilizando sua técnica mas substituindo os materiais por alumínio e vidro.

 
Projeto para Câmara, Bumenau

           A tentativa de respeitar o estilo da cidade na hora de projetar é muito válida, mas a opinião de que reproduzir um estilo antigo apenas trás empobrecimento à arquitetura é unânime. É importante que o arquiteto que queira respeitar ou homenagear algum estilo ache o equilíbrio e se lembre que está projetando em seu tempo, para pessoas de seu tempo.


Por Daniela Pereira Almeida




Busca

    Visualizações da página

    Translate