sexta-feira, 3 de junho de 2011

O THAU do Blog indica: Robert Venturi

O THAU do Blog indica o livro de Robert Venturi, Complexidade e Contradição em Arquitetura, publicado em 1966.
Robert Venturi é um arquiteto nascido em 1925, nos Estado Unidos. Com filosofia e design humanistas, ele valoriza antes de tudo ações dos seres humanos e o efeito das formas físicas sobre seu espírito. Venturi também se guiava pela percepção consciente do passado. Para ele tradição é algo mais amplo do que seguir os métodos da geração precedente, numa cega adesão a seus êxitos.
Seus edifícios não foram prontamente aceitos, por serem simples e despretensiosos, diferente dos de sua década de prosperidade. Ele vai direto ao essencial sem aspirações fantasiosas, e é a função que lhe interessa, bem como as formas mais fortes que derivam da expressão funcional.

 Uma de suas obras mais conhecidas, a casa em Chestnut Hill


Para a arquitetura ele teve muitas contribuições como projetista, mas sua maior contribuição foi teórica. O livro “Complexidade e Contradição em Arquitetura” é um estudo a fim de analisar os fundamentos teóricos da arquitetura moderna. Ele explicita sua teoria de que os arquitetos modernos reconhecem a complexidade de maneira insuficiente; menciona a doutrina “menos é mais”, de Mies Van Der Rohe, justificado pela seleção de quais problemas os arquitetos irão resolver e quais irão ignorar, para simplificar a arquitetura.
Com uma leitura agradável e atual ele expõe os princípios das complicadas acomodações de interior e exterior que os arquitetos têm que lidar, as contradições, ambigüidades e escalas na arquitetura. Vale muito a pena ler!


Por Daniela Pereira Almeida

Busca

    Visualizações da página

    Translate