sexta-feira, 10 de junho de 2011

Arquitetura da Moda

Você com certeza já se deparou com arquitetos se aventurando na carreira profissional alheia, mas o que eles criaram de tão especial? O Thau do Blog reuniu uma pequena lista desses famosos arquitetos que resolveram dar o seu toque particular no mundo fashion. Confira!


Zaha Hadid
1. Zaha Hadid: A famosa arquiteta iraquiana, realmente parece ter nascido para criar. Além de ter desenhado desde talheres até carros, passando é claro por edifícios inconfundíveis, ela criou calçados extremamente diferenciados, considerados peças de coleção. Da parceria com a grife Lacoste surgiu botas masculinas e femininas que envolvem o pé e o tornozelo em um sistema de cintas. Mas os calçados que realmente levaram o nome Zaha para as passarelas foram as Melissas aerodinâmicas. Com pequenos saltos e tiras de borracha em diferentes alturas, essas melissas deram a Zaha Hadid diversos prêmios por sua contribuição à moda.


 
Bota Lacoste feminina, masculina e sola.
  
Melissa.


Rem Koolhaas
2. Rem Koolhaas: O ex-professor de Zaha Hadid, o arquiteto neerlandês Rem Koolhaas, criou juntamente com o designer inglês Galahad Clark, a marca de sapatos United Nude. A marca que obviamente sempre traz produtos inspirados na arquitetura, nunca deixou de estampar a identidade de seu diretor criativo Rem Koolhaas.
Sapatos United Nude.


Gianfranco Ferrè
3. Gianfranco Ferrè: e como a moda não é feita só de sapatos, o mundo fashion ganhou um arquiteto inteiro para si. Falecido em 2007, o italiano Ferrè se formou em arquitetura em 1969, mas em 1970 entrou na carreira da moda e se tornou, anos depois, um dos estilistas mais famosos do mundo. Chegou a ser o diretor estilístico da Christian Dior mas alcançou o seu próprio sucesso com a marca que leva o seu nome.







Para muitos, Ferrè nunca abandonou a Arquitetura em suas criações.



Frank Gehry
4. Frank Gehry: O que Frank Gehry e Lady Gaga têm em comum? Absolutamente tudo! Suas excentricidades no trabalho lhes garantiram um encontro que até o destino duvidaria mas que com certeza tem tudo a ver! A cantora Lady Gaga usou um chapéu exclusivo e especialmente desenhado pelo arquiteto canadense na cerimônia de comemoração do 30º aniversário do Museum of Contemporary Art de Los Angeles, realizada em novembro de 2009. Meio acinzentada e cheia de dobras, a peça chegou a ser descrita pela imprensa internacional como uma “versão miniaturizada do Walt Disney Concert Hall”, já outros compararam as formas orgânicas e complexas do chapéu às do Guggenheim de Bilbao.
Desenho conceitual.


Lady Gaga e o chapéu de Gehry.


De fato está na moda arquiteto fazer moda, será?


Por Vitor Wilson

Busca

    Visualizações da página

    Translate