sábado, 16 de abril de 2011

MIES ARCH – European Union Prize 2011


Dentre as premiações de maior prestígio e importância da arquitetura internacional está o prêmio Mies van der Rohe, entregue pela União Europeia e a Fundação Mies van der Rohe, que desde de 1987 promove projetos europeus de arquitetura. O evento ocorre bienalmente, e o ganhador de 2011 acaba de ser divulgado: foi o arquiteto britânico David Chipperfield, premiado pela reabilitação do Neues Museum de Berlim. Originalmente projetado por Friedrich August Stüler, o Neues Museum foi construído em meados do século 19 e, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu graves danos e foi parcialmente destruído.
A sua reconstrução iniciou-se em 2003, de acordo com projeto de Chipperfield, que combinou as novas intervenções com os elementos originais do edifício, como por exemplo, buracos de balas do tempo da guerra na fachada do prédio. A estrutura pré-existente e os materiais originais foram mantidos e diferenciados dos elementos novos. A obra terminou seis anos mais tarde, e o trabalho de Chipperfield foi reconhecido e admirado. “Poucas vezes um arquiteto e um cliente conseguiram realizar uma tarefa com tanta relevância histórica e tão complexa; especialmente ao reunir conservação e nova construção. É uma demonstração exemplar do que pode conseguir a colaboração no contexto da prática arquitetônica europeia contemporânea”, declarou Mohsen Mostafavi, presidente da comissão julgadora. A obra de David Chipperfield é um testemunho muito importante de como a arquitetura contemporânea contribui para a re-utilização da nossa herança, introduzindo novos elementos arquitetônicos pensados na funcionalidade museológica do espaço.
Vale a pena conferir o vídeo com narração de David Chipperfield (em inglês), com imagens do museu, atuais e do pós-guerra: www.miesarch.com
Site oficial da Fundação: www.miesarch.com
Página do arquiteto: www.davidchipperfield.co.uk
Veja alguma imagens do Neues Museum:
© Ute Zscharnt for David Chipperfield Architects

© Jörg von Bruchhausen

© Staatliche Museen zu Berlin, photo by Achim Kleuker

© Stiftung Preussischer Kulturbesitz-David Chipperfield Architects, photographer Ute Zscharnt

Por Camila Fonseca Pinheiro


Busca

    Visualizações da página

    Translate