quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Palestra Arquiteto e Urbanista Antônio Simas: " projetos e obras residenciais: exercício profissional e boas práticas"








No dia 25 de Setembro de 2014 o Arquiteto e Urbanista Antônio Simas realizou uma palestra para os estudantes do 2º período de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. A palestra aconteceu na sala 5305 no edifício do Engenheiro Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia - UFJF. A palestra foi específica para os alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico II, ministrada pelo professor Antônio Agenor Barbosa.

Antônio Simas é arquiteto e urbanista graduado pela USU (Universidade de Santa Úrsula - RJ) em 1991, e pós-graduado em "Restauro e reciclagem de edificações", pelo instituto Bennett. Atua como arquiteto autônomo, com grande experiência em projetos de arquitetura, execução de obras, restauro, reformas e gerenciamento. Foi fiscal de obras da Prefeitura do Rio de Janeiro (Rio Urbe). Atuou como arquiteto nos escritórios: Paulo Casé, Fábrica, Gerbassi Arquitetos, dentre outros.

O tema da palestra foi "Projetos e Obras residenciais: exercício profissional e boas práticas". O palestrante deu uma visão geral sobre as etapas de uma obra residencial (pequeno ou médio porte). 

Palestra Arquiteto/Urbanista Antônio Simas
Fonte: Arquivo próprio

Segunda o palestrante, um arquiteto autônomo precisa ter sua própria equipe de mão-de-obra. Sendo que o gerenciamento de uma obra passa pelas seguintes etapas:

1- Proposta de Projeto
2 - Projeto de Arquitetura
3 - Orçamento da Obra
4 - Execução da Obra
5 - Entrega da Obra

Antônio Simas descriminou cada item, abordando o que deve conter em cada etapa. Na 1º etapa: Proposta de Projeto: descrição dos serviços, prazos dos serviços, remuneração dos serviços, observações gerais.

Alunos de Projeto Arquitetônico II
Fonte: Arquivo próprio

Já o Projeto de Arquitetura - 2° etapa - consiste nos seguintes itens: levantamento métrico, confecção de estudo preliminar, confecção de ante-projeto, informações complementares.

Na 3° etapa é elaborado o orçamento da obra - são estimativas que podem e devem mudar ao longo da obra: é dividido por categorias - serviços iniciais, alvenarias, instalações, pintura, limpeza final, dentre outras. Também é importante lembrar de calcular as despesas indiretas, como: gasolina/transporte, alimentação, cópias e plotagens rascunhos, material de limpeza fixa e do final/entrega da obra. Definir regime de contração (por administração ou por empreitada) e fazer cronograma da obra e contrato.

Exemplo de tabela de orçamento de obra
Fonte: Arquiteto e Urbanista Antônio Simas
Durante a execução da obra (4°etapa) é importante estar atento à legislação vigente, assim como, realizar diário de obra, tirar fotos, fazer controle financeiro imediato, conferir o recebimento de materiais.

Antes de entregar a obra, faça: croquis das instalações, limpeza permanente e limpeza final, registrar mudanças, revisar o cronograma e orçamentos iniciais.

Quando entregar a obra (5ºetapa) entregue ao proprietário: "As Built" e principais fotos da execução da obra, definir a entrega final da obra para se obter o prazo de garantia, arquivar e guardar toda a documentação.

Essas foram as principais questões abordadas pelo Arquiteto/Urbanista Antônio Simas, que atua de forma autônoma na Cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Por Carla Bernardes

Busca

    Visualizações da página

    Translate