quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Arquiteto Steven Holl


Arquiteto Steven Holl 
Steven Holl nasceu em 1947, na América do Norte. É arquiteto e também aquarelista. A sua arquitetura passou por uma modificação, devido a sua preocupação com a tipologia e a sua abordagem fenomenológica, que diz respeito a existência humana e seu entorno.

Conceitos: idéia de arquitetura como um objeto de design, ele sabe integrar, reconfigurar divergências, usa muito do entrelaçamento.

Sua arquitetura é híbrida, flexível, muda de aspecto, é abstrata e figurativa, possui um regionalismo critico uma abstração e figuração. Um procedimento lírico, mas pragmático, acessível e sedutor. Ele arquiteta um meio sensorial, cria um diálogo intimo com o lugar.

Exemplo: Capela Santo Inácio - Seattle -EUA

A capela possui uma implantação destinada ao rito dos jesuítas. 
Em elevação os ambientes se traduzem em uma série de volumes tangentes de formas distintas, iluminados do alto com orientações diferentes de acordo com a função do espaço. Holl chama os sistemas de iluminação zenital de “garrafas de luz”, são seis garrafas de luz de vidro colorido disposto em uma caixa. O tema capela é uma coleção de espaços caracterizados pela luz, uma montagem sensível de câmaras de luz, um exemplo da sua poética fenomenológica. 

Capela Santo Inácio - Seattle - EUA
Steven Holl
Fonte: http://www.stevenholl.com/
Exemplo: Ampliação dos escritórios Sarphatistraat - Amsterdã - Holanda

Steven criou também um pavilhão voltado para o canal de Amsterdã, é uma ampliação de um edifício para escritórios do final do século XIX. O volume apresenta muitos vãos em sua fachada, dando aspecto de permeabilidade. Seu volume por fora é de aço vazado, dentro, além do aço, possui paredes de alvenaria.

Ampliação dos escritórios Sarphatistraat - Amsterdã - Holanda
Steven Holl
Fonte:http://www.stevenholl.com/

Acesse o site http://www.stevenholl.com/ e confira todos os projeto realizados pelo arquiteto.


Por Carla Bernardes
Fonte: Artigo - "Steven Holl e sua poética arquitetônica" - Juliana Freitas

Busca

    Visualizações da página

    Translate