A mobilidade urbana vem sofrendo alterações ao longo dos anos, devido principalmente as mudanças sociais e tecnológicas. Atualmente o carro está perdendo o título de status e os conceitos modernos de mobilidade terão que atender a uma quantidade já bem vasta e cada vez maior de exigências e parcerias.
Uma pesquisa realizada pela Allianz Seguros identificou as cinco maiores tendências da mobilidade:
1. A crescente emancipação dos consumidores
Os consumidores são os responsáveis pelas suas escolhas de locomoção. Os carros aparecem no topo da lista como o meio de transporte mais vendido. Indo além dos carros, existe uma tendência de redução na quantidade de jovens que tiram carteira de motorista. Em consequência, eles optam por opções de transportes alternativo, como bicicletas e coletivos. Isso deve mudar, principalmente, a estrutura oferecida pelas empresas e órgãos municipais.
2. A idade modifica a mobilidade
Os idosos tendem a dirigir cada vez menos, principalmente se leis mais rígidas, em relação à isso, forem colocadas em prática. Em uma sociedade que envelhece, as necessidades dos idosos precisam receber mais atenção.
3. Leis que desestimulam o uso dos carros
A legislação é, portanto, um dos fatores determinantes para o futuro da mobilidade, que pode provocar rapidamente mudanças no consumo de meios de transporte. Depois que a taxa de congestionamento foi criada em Londres nos anos 1990, o trânsito na cidade diminuiu 18% e o uso de transporte público aumentou.
4. Redução das emissões de CO2 mudando as paisagens urbanas
Para aumentar a qualidade de vida urbana, muitas cidades estabeleceram e comunicaram metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2. Como por exemplo Munique que estabeleceu a meta de reduzir as emissões de CO2 entre 1990 e 2030 em 50%, dentre outras. Isto levou ao aumento de legislações de desestímulo ao uso de carros.
5. Ter um carro é caro
Devido aos aumentos nos preços de petróleo e às regulamentações, ter um carro se torna cada vez mais caro e o mais provável é que esta tendência continue. Nos países europeus o preço do petróleo vem aumentando ao longo dos anos e geração mais jovem está optando por não ter carro.
Já nos países emergentes está acontecendo o inverso, a renda das famílias está aumentando e consequentemente o seu poder de compra e o resultado é que existe uma imensa demanda por automóveis.
Por Carla Bernardes