Antoni Placid et Gaudí i Cornet (1852-1926) nasceu em Reus, nas proximidades de Tarragona, no sul da Catalunha. De 1863 a 1868, frequentou o colégio Padri Scolopi, em Reus. Em 1968, mudou-se para Barcelona. De 1873 a 1878, esteve na Escuela Provincial de Arquitectura de Barcelona, onde se formou em março de 1878.
Trabalhou em alguns estúdios de arquitetura de Barcelona, entre os quais, o de Joseph Fontseré (1829-97), Francesc de Paula Villar (1828-1901) e Joan Martoreli (1833-1906).
A obra de Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc (1814-79) de fato o influenciou quanto ao desafio estático e a mescla ousada de materiais, além de despertar-lhe o interesse pela arquitetura medieval. O arquiteto catalão parece compartilhar a diferenciação, formulada por John Ruskin (1819-1900), entre os elementos estilísticos da arquitetura gótica e os princípios construtivos. "A nobreza de cada edifício depende de sua adequação específica aos próprios objetivos: e esses objetivos variam com cada clima, cada solo e cada costume nacional [...]" (John Ruskin)
Gaudí encontra algumas de suas referências nas obras do passado e, a exemplo de Hector Guimard (1867-1942), arquiteto francês contemporâneo dele, chega a compor uma abstração da formas medievais das quais se destaca, refundando de maneira original o estilo com a convicção de que "a imitação dos estilos leva a uma decoração supérflua: os estilos simples são aqueles de boa composição."
A atividade construtiva de Gaudí aconteceu quase que exclusivamente em Barcelona. Seus primeiros trabalhos, realizados entre 1880 e 1890, anteriores as intervenções de Vitor Horta (1861-1947), ainda estão embebidos do gótico e carregados de referências à arquitetura árabe e mudéjar, que no decorrer dos anos serão diluídas pelo caráter pessoal, pela adoção de técnicas construtivas particulares e pelo emprego de materiais modernos.
Mais tarde, a arquitetura de Gaudí se enriquesse com motivos naturalisticos. Elementos fitomórficos e faunísticos constituem a decoração das fachadas e dos interiores, unindo materiais novos, como o ferro e o cimento, à pedra recém-talhada. Os volumes exprimem nas formas e na policromia uma força que remonta a paisagens e a presenças animadas, as superfícies amolecem e se tornam envolventes.
A partir de 1883 até sua morte, em 1926, dedica-se integralmente a Sagrada Família, igreja comissionada pela Associação dos Devotos de São José. Gaudí é encarregado de prosseguir a obra do arquiteto Francesc de Paula Villar, que havia configurado um templo neogótico com planta em cruz, e comandado os trabalhos do subterrâneo até os batentes das janelas. Gaudí desenvolve o projeto levando em consideração a obra de seu predecessor. Configura em desenhos, modelos e maquetes a sua ideia quanto às partes construídas. Nas proximidades, empreende em 1909 a construção do pequeno edifício da escola paroquial. Em 1918, decide se estabelecer no interior do laboratório-escritório no canteiro da Sagrada Família, entre desenhos, projetos e maquetes, materiais que serão destruídos em grande parte por um incêndio em 1936.
Casa Vicens
A Casa Vicens foi a primeira obra particular encomendada a Gaudí. A residência, projetada para a família do ceramista Manuel Vicens no bairro chamado Gràcia, é feito de tijolos de barro e pedra. As fachadas, revestidas com cerâmicas coloridas, tem o motivo de pequenas flores amarelas, que cobriam a propriedade quando o arquiteto foi ao local para fazer o levantamento.
Casa Vicens, Barcelona (1883-5) |
Entrada principal da residência |
Os interiores apresentam soluções espaciais e estruturais sugestivas que unidas à decoração pictórica, revelam um caráter mouro à edificação.
Sala de fumo, situada no mezanino |
Lareira |
Templo Expiatório da Sagrada Família
A pedra fundamental do templo foi colocada em 19 de março de 1882. Também conhecida por simplesmente “Sagrada Família”, o templo é considerado por muitos críticos como uma obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Iniciada em 1882 pelo arquiteto Francesc de Paula del Villar, que após algumas divergências com os promotores entregou a direção dos trabalhos tendo começado apenas a cripta. Em 1883, Gaudí assumiu a direção dos trabalhos quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, e os últimos quinze de forma exclusiva. O trabalho foi interrompido em 1936 quando a cripta e o estúdio de Gaudí foram queimados. O projeto foi retomado em 1952, com desenhos e modelos existentes.
Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona, 1883 (em construção) |
A Sagrada Família é uma síntese de conhecimentos com o complexo sistema de simbolismos e uma explicação visual dos mistérios da fé. Com extraordinárias fachadas representando o nascimento, morte e ressurreição de Cristo, e com dezoito torres simbolizando os doze apóstolos, os quatro Evangelistas, a Virgem Maria e Jesus Cristo.
Fachada da Natividade (1894-1930) |
A fachada da Natividade foi a primeira das fachadas a ser construída, sob intervenção direta de Gaudí. Ao estar dedicada ao nascimento de Jesus, esta fachada apresenta uma decoração exultante onde todos os elementos são evocadores da vida. Está dividida em três pórticos, dedicados às virtudes teológicas: da Esperança, da Fé, e da Caridade, começando pela Porta de Jesus e terminando pela Árvore da Vida.
Torres-campanário da Fachada da Natividade |
A fachada culmina com as torres-campanário dedicadas a São Matias, São Judas Tadeu, São Simão e São Barnabé. A escultura é de Carles Mani, Llorenç Matamala e Joan Matamala.
O próprio Gaudí descrevia a sua concepção da Fachada da Paixão da seguinte maneira:
“Alguém encontrará esta porta extravagante demais; mas eu queria que fizesse medo, e para consegui-lo não pouparei o claro-escuro, os motivos entrantes e salientes, todo o que resulte de mais tétrico efeito. E mais, estou disposto a sacrificar a mesma construção, a romper arcos e a cortar colunas para dar ideia da crueldade do Sacrifício.”
“Alguém encontrará esta porta extravagante demais; mas eu queria que fizesse medo, e para consegui-lo não pouparei o claro-escuro, os motivos entrantes e salientes, todo o que resulte de mais tétrico efeito. E mais, estou disposto a sacrificar a mesma construção, a romper arcos e a cortar colunas para dar ideia da crueldade do Sacrifício.”
Fachada da Paixão (1954-1976) |
Dedicada à Paixão de Jesus, pretende refletir o sofrimento de Cristo na sua crucificação. Mais rígida e simplificada, sem ornamentação, destaca a nudeza da pedra, semelhando a um esqueleto reduzido às linhas simples dos seus ossos. Apenas figuram os grupos escultóricos do ciclo passional de Jesus, a obra de Josep Maria Subirachs, que ideou um conjunto simples e esquemático, com formas angulosas que provocam um maior efeito dramático.
Desenho original de Gaudí para a fachada da Glória |
As obras da maior fachada começaram em 2002. Dedicada à Glória celestial de Jesus, ela representa o caminho ascensional a Deus: a Morte, o Julgamento Final e a Glória, bem como o Inferno, para todo aquele que se afasta do ditado de Deus. Para aceder ao Pórtico da Glória haverá uma grande escadaria com um terraço onde se situará o Monumento ao Fogo e à Água, com um grande piveteiro com fogo, em representação da coluna de fogo que guiou o povo eleito, e uma fonte de água, com um jato de 20 metros de altura que se dividirá em quatro cascatas, simbolizando os rios do paraíso terreal e as fontes de água viva do Apocalipse.
Palácio Güell
Palácio Güell, Barcelona (1886-9) |
Interior do palácio |
O palácio do industrial catalão Eusebi Güell, inaugurado simultaneamente à Exposição Universal de Barcelona, representa o ápice das composições patroniais até então construídas pelo arquiteto e, ao mesmo tempo, marca a passagem para a adoção de elementos góticos, como aberturas estreitas repetidas.
Cripta da Colônia Güell
Cripta da Igreja da Colônia Güell, Barcelona (1898-1914) |
Interior da Cripta |
Eusebi Güell encarregara Gaudí de projetar uma nova igreja em 1898. Ele trabalhou no projeto durante dez anos, até que em 1908 foi lançada a pedra fundamental. Em 1914 o ritmo das obras começa a diminuir e, em 1916 elas são interrompidas, embora já tivesse aberto o canteiro do pavimento superior. Nessa época a cripta já havia sido concluída e começou a ser usada como igreja paroquial.
Casa Calvet
Casa Calvet, Barcelona (1898-1904) |
Parque Güell
Parque Güell, Barcelona (1900-14) |
O Parque Güell foi outro empreendimento de Eusebi Güell, que em 1900 promoveu a construção de uma área-jardim em um terreno de 15ha de sua propriedade, situado na porção meridional de monte Carmelo, a fim de atrair a alta burguesia barcelonesa a uma zona conhecida como bairro de la Salut. Porém, como operação econômica o parque se mostrou um fracasso.
Casa Batlló
Gaudí reforma um antigo edifício de veraneio para a família Batlló, fabricantes de tecidos, que se localiza no Passeio de Grace. Este trabalho produz uma indefinível sensação de leveza, apesar da profusão de formas e padrões.
Sua fachada está revestida com pedaços de vidros de diferentes cores, as chaminés e o pátio de luzes demonstram a incrível imaginação do arquiteto, sendo uma das suas composições mais sensíveis. A Casa Batlló é, também, onde Gaudí desempenha um de seus melhores trabalhos em decoração de interiores.
Casa Milà
Casa Milá, Barcelona (1906-10) |
Também conhecida como “La Pedrera”, a Casa Milà é um edifício absolutamente singular. Foi construída para Roger Segimon de Milà. É parte do Patrimônio Mundial da UESCO, juntamente com outras obras de Gaudí.
Centro do edifício |
A fase em que foi construída respira o espírito modernista da época, que se expande desde os finais do século XIX ao início do século XX com vários denominações pela Europa (Art Nouveau, Libety, Arts and Crafts, Jugendisil...) em um período em que a arquitetura de Barcelona dialoga com as de Viena, Bruxelas, Milão, entre outras. O Colégio de Santa Teresa e a Torre Bellesguard são também obras importantes de Gaudí.
Um espetáculo de criação e uma explosão de sentimentos. A ação e a reflexão em coordenação. Eis as obras de Antoni Gaudí.
"El gran libro, siempre abierto y que tenemos que hacer un esfuerzo para leer, es el de la Naturaleza, y los otros libros se toman a partir de él, y en ellos se encuentran los errores y malas interpretaciones de los hombres." (Antoni Gaudí)
Por Jéssica Rossone