Enfatizar a importância da valorização e preservação do patrimônio para as comunidades, seja ele cultural ou natural, material ou imaterial, é o objetivo da segunda edição da Semana Fluminense do Patrimônio, aberta na última sexta-feira, 17 de agosto, dia do Nacional do Patrimônio Cultural, em Cabo Frio.
A Semana tem como tema principal o alinhamento das ações com a sustentabilidade, tema da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio + 20.
O primeiro evento do dia aconteceu no Museu de Arte Religiosa e Tradicional - Mart , onde foi inaugurada a exposição do Inventário da Arte Sacra Fluminense, organizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio/Inepac, órgão da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Paulo Vidal, diretor do Inepac e arquiteto e mestre em Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural, falou sobre a importância dos inventários, por tornarem conhecido o acervo do patrimônio das cidades de cada região, para valorizá-lo e protegê-lo adequadamente.
A exposição do Inventário de Arte Sacra Fluminense, que permanece aberta ao público até 02 de setembro, apresenta os dois primeiros volumes do trabalho, onde estão publicados os levantamentos dos objetos e imagens religiosos das regiões Norte, Noroeste e Baixada Fluminense. Ainda no Mart, o grupo teatral Curare e o Coral Despertar , do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, abrilhantaram o encontro com um repertório de música brasileira e poesia.
Participam da comissão organizadora da II Semana Fluminense do Patrimônio, além do do Inepac, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro – Aperj, a Casa de Oswaldo Cruz – COC/Fiocruz, a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro – Iphan/RJ, o Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast, o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro , o Arquivo Nacional e o Museu Nacional – MN/UFRJ.
Acontecerá também o II Encontro do Patrimônio Flunminense, evento principal da Semana, em Vassouras-RJ, no período de 21 a 23 de agosto, com palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e exposição de pôsteres e das obras inscritas no Concurso Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Cultural Fluminense – fotografia e poesia”. O Encontro sera realizado no Palacete Massarambá, da Universidade Severino Sombra, que, através desta realização, junta-se à comissão de organização da Semana.
Por Jéssica Rossone