sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Paisagem Urbana


file0002
"À parte a vida humana, há poucas coisas mais comoventes do que o nascimento de uma ideia no cérebro humano. Subitamente, no húmus rico do pensamento uma ideia afirma-se à luz da compreensão. O telefone entretantotoca, não, não temos grãos de antracite, só temos nozes. E a ideia perdeu-se. Muito frequentemente perdida para sempre. Os deuses que deitaram os dados tremem de frustração. O nosso mundo produz continuamente conceitos, ideias e soluções, mas uma grande parte murcha e morre enquanto o restante vai juntar-se à montanha de papéis. O que se torna indispensável é um quadro de referências em que estas ideias sem residência possam morar; um equivalente ambiental [...] Na minha opinião há uma imensa perda de fertilidade que deveria ser contrariada criando uma agência de colecionamento, classificação e recuperação de ideias.

file0003
Acabamos assim por ter uma caixa de conceitos e uma gama de jogadas possíveis, um todo tão coordenado e internamente autojustificável como um cristal. Uma arma com a qual podemos arrancar-nos ao isolamento e entrar em contato com os educadores [...] e finalmente, com o público."

Eis a complexa afirmação a que chega o arquiteto inglês Gordon Cullen em seu livro Paisagem Urbana. Publicado originalmente com o título Consice Townscape em 1971, o livro incita uma série de discussões sobre as formas das cidades e suas funções, além do papel do urbanista na hora de promover as diversas visadas de um mesmo ponto, o que o autor denomina visão serial.

As definições de ótica, local e conteúdo dão, logo na introdução, um panorama geral do que irá ser apresentado ao leitor, dispensando a leitura do sumário que, nesta edição, aparece nas últimas páginas. Uma leitura rápida e objetiva que oferece informações precisas sobre cada aplicação dos conceitos apresentados e traz muitas imagens que servem de exemplo.

Os conceitos de Aqui e Além são explorados durante todo o texto e em diversas aplicações como em praças, pontos focais e desníveis. O Thau do Blog indica a leitura deste livro, principalmente para quem começa a se interessar pelo estudo da Teoria do Urbanismo.


file0004
Referência bibliográfica:

CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 2006.

Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate