domingo, 24 de julho de 2011

Curiosidades sobre o Morro do Imperador

O Morro do Imperador, também conhecido como Morro do Cristo, foi muito importante na construção de uma identidade moderna e progressista de Juiz de Fora. Aqui vai algumas curiosidades da Manchester Mineira e o Morro do Cristo:


O Cristo Redentor de Juiz de Fora foi o primeiro Cristo Redentor do Brasil, e teve sua conclusão em 1906, enquanto que a construção do mais famoso, no Rio de Janeiro começou a ser planejada em 1921. Foi idealizado por Francisco Batista de Oliveira, um homem moderno que vivenciou o espírito de progresso em Juiz de Fora, e teve outras importantes iniciativas, entre elas a criação da Academia de Comercio.
Na comemoração da passagem do século XIX para o XX, Batista objetivava realizar uma missa campal e mais tarde, erguer uma cruz ambos no morro do Imperador. Mas consegue presenciar apenas a celebração da missa, morrendo antes da ereção da cruz.
           Com a morte de Batista, João Nunes Lima, seu cunhado, assume a liderança da Associação católica Pão de Santo Antonio, resolvendo então erigir um monumento ao Cristo Redentor e não apenas uma cruz. O monumento é finalizado em 1906, construído pela Cia Pantaleone Arcuri.

Monumento em fase de conclusão, 1905

Monumento em 2009

Em julho de 1964 foi inaugurada a primeira emissora transmissora de imagens do interior do Brasil, no Morro do Cristo. O edifício apresenta características modernas e alguns anos depois, em 1982, foi construída uma torre de transmissão helicoidal, que viria a funcionar por apenas 15 anos.


Notícia da inauguração da TV Industrial: "Televisão em nossa terra é uma alegre realidade"

Vista aérea do Morro no final da década de 70, já com a torre helicoidal. A torre helicoidal  funcionou por 15 anos, sendo retirada logo depois.

Planta baixa do edifício da TV Industrial no Morro do Cristo, com 3 pavimentos

Não consegui informações sobre quando foi construído o restaurante e o mirante, mas de acordo com esta foto, em 1966 eles já haviam sido construídos. Um edifício com um pavimento e o mirante por cima foi devastado por um incêndio e posteriormente restaurado, já abrigou diferentes restaurantes e até uma boate, e hoje se encontra abandonado.

Morro do Cristo já com restaurante e mirante, 1966

Edifício abandonado, 2009

Durante a gestão do prefeito Itamar Franco, em 1973, havia-se alguns projetos para revitalização do Morro do Cristo, a fim de torná-lo o principal ponto turístico de Juiz de Fora.

Setorização atual: acima em azul claro o mirante, em baixo em vermelho o edifício moderno da TV Industrial

Os projetos na época eram:
Um hotel

Projeto de hotel à esquerda da planta baixa

Um planetário, estacionamento, parque de diversões e zoológico

Projeto do planetário, parque de diversões e zoológico, próximo ao hotel

Atualmente o local é mais freqüentado durante o dia por turistas e pais com seus filhos. Além de ser um dos principais pontos de trilha para ciclistas. Mas a noite é considerado um local perigoso, apesar de ser bem iluminado e contar com um segurança.






Por Daniela Pereira Almeida


Busca

    Visualizações da página

    Translate