quarta-feira, 4 de junho de 2014

Construção Sustentável


Nos dias de hoje o tema Sustentabilidade está cada vez mais em voga, principalmente na construção civil. Ser sustentável está sendo praticamente um dever, uma "regra" a ser seguida para que o projeto tenha qualidade, funcionalidade e seja "inteligente".

A melhor definição para sustentabilidade é a de que o crescimento tem que ser capaz de atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas necessidades, ou seja, é preciso conciliar às questões sociais, ecológicas e econômicas no sentido do comercio justo e do trabalho digno.

Para que um empreendimento humano esteja enquadrado nos padrões sustentáveis, deve de forma equilibrada estar adequado ao ambiente, ter viabilidade econômica, ser socialmente justo e aceito pela comunidade. As características e prioridades de cada lugar devem ser consideradas na elaboração de qualquer projeto.

A importância da questão sustentável, além do que já foi abordado, é a de incorporar conceitos de redução de consumo de itens geralmente utilizados ao longo da vida de um edifício, significando menos custo. Itens que vão desde a concepção da obra, aprovação de projeto, habite-se, até gastos com manutenção, consumo de água, energia elétrica, telefone e a compra de bens duráveis.

Plano Global de Eficiência

Segundo estudos na Universidade de Oxford - Inglaterra, os edifícios são responsáveis pela emissão (quase 40%)  da grande parte de dióxido de carbono (CO2) lançado hoje na natureza. A Universidade responde pelo conceito de construção sustentável chamado de Green Job.

Green Job propõe aos países que adotem um programa para reformar seus prédios antigos, como forma de contribuir, para o combate às causas do efeito estufa. Além disso, o programa seria também um fator de grande incentivo à geração de emprego e renda.

Abaixo os cinco edifícios sustentáveis no Brasil:

Complexo Comercial Rochaverá - São Paulo
Eldorado Business Tower - São Paulo 
Torre Vargas 914 - Rio de Janeiro
Ventura Corporate Towers - Rio de Janeiro
Edifício Cidade Nova - Rio de Janeiro
Para lerem a matéria sobre os cinco edifícios sustentáveis no Brasil acesse o link:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/outubro/conheca-cinco-edificios-sustentaveis-no-brasil



Por Carla Bernardes

Referência: Artigo "Construção Sustentável" de Paulo Safady Simão

Busca

    Visualizações da página

    Translate