Uma grande dificuldade de cidades que possuem linhas férreas passando pelo seu interior é o problema dos ruídos causados pelas composições. As regiões próximas tendem a sofrer com este incomodo de forma constante, além de invariavelmente se tornarem áreas degradadas e perigosas.
Drensen, cidade alemã, anos atrás começou a implantar o sistema de linhas férreas arrelvadas. Até março de 2007 já haviam coberto 22,1 Km de linha que equivale a 8,3% da rede. O sistema é diferenciado pois favorece a redução de ruídos causados por trens urbanos além de melhorar a paisagem da cidade, tornando-se uma opção bastante interessante para minimizar o impacto sobre o conforto acústico nas áreas que margeiam as vias.
A base da via férrea arrelvada é o trilho convencional. Inserem-se elementos de preenchimento nas cavidades do carril e entre a base e a cobertura verde é colocado um geotextil e posteriormente solo. No topo destes fica a camada de relva em placas.
Foram realizados testes antes e depois da aplicação da grama nos mesmos locais e com os mesmos trens. Foi possível constatar um redução de em média 5 db independente da velocidade do veículo. Desde então esta solução se tornou padrão nesta cidade para a redução de ruídos, além de contribuir para absorção de água da chuva e estética urbana.
Esta redução de ruídos deve vir em conjunto com outras medidas para se obter um impacto bastante significativo, mas torna-se uma excelente opção ao se considerar que é uma medida barata, bonita e que contribui para o bem estar da população.
Por Carlos Eduardo Rocha