domingo, 29 de junho de 2014

Parklets




As cidades modernas, cada vez mais adensadas, necessitam de soluções criativas para amenizar alguns defeitos da tipologia dominante de grandes edifícios, cidade feita para automóveis, ploriferação de espaços públicos de passagem e diminuição das área de estadia. Esta falta de praças, parques e etc., causa a diminuição da humanização das metrópoles, onde estas perdem sua vida nos grandes centros urbanos. Somado a isto, a intervenção em cidades adensadas se torna cada vez mais difícil com o passar dos anos, pois são mais necessárias ações mais drásticas para alcançar os objetivos.

Uma solução interessante pioneiramente aplicada na cidade de São Francisco nos Estados Unidos é a criação de parklets (zonas verdes no Brasil). Trata-se da conversão de espaços de estacionamento em mini parques recreativos, fixos ou temporários, com o objetivo de tornar ruas e bairros mais humanizados e amigáveis, gerando recreação, estimulando comércio local e diminuindo as áreas de automóveis nas cidades. Estes parques podem ser modulares ou construídos no local e são inseridos sobre plataformas encaixadas no piso que estendem a calçada e promovem novas utilidades para aquela área. Estas novas atividades podem ser ativas ou passivas, como estadia, recreação, alimentação, academia ao ar livre, jardim comunitário, estacionamento de bicicletas, mini eventos e etc. Após a experimentação inicial, esta ideia se disseminou, alcançando outras cidades dos EUA assim como do mundo.



Utilizar-se de parklets pode trazer muitas vantagens além das supracitadas, pois além de humanizar a área, aproximar as pessoas de determinadas áreas estimula o comércio local, ajuda a diminuir índices de violência, deixa a cidade mais agradável, ocupa espaços residuais, aumento da vegetação, possibilita a inserção de equipamentos, estimula o uso de bicicletas além de tornar mais atrativo as ruas para os pedestres. Esse tipo de questão permite que muitas vezes estes parklets sejam construídos por iniciativa privada, pois ter um modulo deste em sua área com certeza traz vantagens econômicas para aquele espaço.



Recentemente São Paulo aderiu a essa iniciativa e a prefeitura, sob assinatura do prefeito Fernando Haddad, oficializou a utilização dos parklets na cidade. A implementação pode ser feita por pessoa física ou jurídica e a implantação, manutenção e remoção fica por responsabilidade do solicitante.

Segundo Haddad “Qualquer calçada que respeite os termos do decreto pode ser estendida. A pessoa pode ser comerciante, um lojista, pode ter um restaurante e eventualmente a própria comunidade pode ter interesse em manter o Parklet. A manutenção é privada e a fruição é pública, ou seja, você não pode privatizar o espaço, você não pode reservar o espaço para o seu uso pessoal. Ele é um espaço público, é uma extensão do calçamento”.



Os parklets mostraram, em diversas cidades pelo mundo, que existem soluções simples que podem contribuir para a qualidade de vida urbana e auxiliar no desenvolvimento dos grandes centros, gerando espaços democráticos e com melhor convivência.

Por Carlos Eduardo Rocha



Busca

    Visualizações da página

    Translate