terça-feira, 31 de julho de 2012

Projeto Foto 12

A fotografia constitui um ótimo instrumento de trabalho para o arquiteto. Imagens podem falar muito mais do que palavras. Sendo assim, exercitem-se atrás das lentes e estudem as melhores possibilidades de um flash!

Tem início dia 13/08 as oficinas que integram o Projeto Foto 12.
As oficinas oferecem 25 vagas cada, com reserva de seis para integrantes do projeto Gente em Primeiro Lugar, e não é necessário ter experiência anterior na área de fotografia. A idade mínima dos participantes é de 16 anos e os integrantes devem levar máquinas fotográficas.

As inscrições estão abertas desde o dia 06/08, as oficinas são gratuitas e tem como temas: Fotografia Documental Humanista – Bem-Querer, com João Roberto Ripper, e Fabulografia: produção de cartões-postais: que áfricas vento por você?, com Alik Wunder.

Os interessados devem se inscrever no Departamento de Cultura da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), na avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Centro, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Veja abaixo os detalhes das oficinas.

Fotografia Documental Humanista – Bem-Querer

Período: 13 a 17 de agosto, das 18h às 22h
Local: CCBM (Videoteca)
Responsável: João Roberto Ripper - É fotojornalista há mais de 20 anos. Atuou como repórter fotográfico dos principais jornais e agências do país, como O Globo, Agência F4 e Diário de Notícias. É fundador e coordenador da ONG Imagens da Terra, entidade de defesa dos direitos humanos, atuando principalmente na cobertura fotográfica de conflitos sociais (sem terra, índios, trabalho escravo, trabalho infantil, favelas, entre outros). Atualmente trabalha como freelancer.
Propostas: Discutir a fotografia documental humanista, a comunicação e os direitos humanos; exercitar o olhar para si e para o outro; debater a fotografia como bem-querer e a importância do belo como contraponto à informação única; trabalhar o autorretrato e a autorrepresentação

Fabulografia: Produção de cartões-postais: Que áfricas ventam por você?

Período: 20 de agosto, 9h às 17h
Local: CCBM (Videoteca)
Responsável: Alik Wunder - Docente da Unicamp e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Atua e pesquisa no campo da educação e dos estudos da imagem, principalmente com os temas: fotografia, cultura e filosofia contemporânea. É pesquisadora do grupo de estudos Humor Aquoso, ligado ao Laboratório de Estudos Audiovisuais – Olho (Faculdade de Educação, Unicamp), onde desenvolve o projeto de pesquisa In-ventos por entre áfricas, literaturas e imagens. É coordenadora do projeto de extensão Fabulografias em áfricas cartões-postais e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e do Grupo de Investigações Estética, Política e Artes da Universidade do Porto (Portugal). Desenvolveu a Tese de Doutorado Foto quase grafias: o acontecimento por fotografias escolares na Unicamp em 2008 e pós-doutorado na mesma universidade em 2010.
Propostas: A oficina de produção de cartões-postais será ministrada pela pesquisadora Alik Wunder e pela fotógrafa Marli Wunder, ambas do Coletivo Fabulografias. O objetivo é a produção de cartões postais pensados a partir da pergunta: que áfricas ventam por você? A oficina será dividida em dois momentos: o primeiro com experimentações fotográficas, no qual os participantes terão contato com técnicas básicas de fotografia, a partir dos objetos e imagens levados por eles em resposta à pergunta motivadora. Terão informações básicas de técnicas fotográficas, composição de luz e sombra, contraste e cor, bem como serão banhados por imagens como fonte de inspiração. O segundo momento será de criação coletiva de fragmentos poéticos a partir das imagens produzidas - versar nos versos dos postais.

Informações: www.acessa.com/cultura

Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate