sábado, 21 de julho de 2012

Exposição Rio-Cidade-Paisagem


Brasília – A Baía de Guanabara, a Floresta da Tijuca, a região litorânea,enfim, a cidade do Rio de Janeiro, toda sua beleza e transformações ocorridas ao longo dos anos poderá ser conferida pelos visitantes na exposição ‘Rio Cidade-Paisagem’, em cartaz na Fundação Biblioteca Nacional até o dia 31 de agosto.
Por meio do rico acervo da instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o público poderá reviver e relembrar uma cidade e seu passado. As imagens e documentos retratam uma cidade ainda capital do Império.
Estão disponíveis a visitação mais de 120 peças originais, entre livros, revistas, mapas, ilustrações, fotografias e partituras.
Os visitantes poderão, ainda, ouvir músicas inspiradas nos bairros cariocas e assistir a projeções de documentários que têm a cidade como tema.

Estações da Viagem

A visita a exposição é feita a partir de módulos, cada um dedicado a uma área especifica da cidade para que, a partir deles, o visitante tenha a visão do Rio de Janeiro como um todo.
O primeiro módulo é dedicado à Baía de Guanabara. O segundo aborda a Floresta da Tijuca e seu entorno.
O terceiro é composto pelo morro do Castelo e a Avenida Central. A região litorânea da Glória, Flamengo e Botafogo, que sofreu muitos aterros dão vida ao quarto módulo.
Na sequência a Zona Norte da cidade e a região suburbana terão vez. A exposição chega a Zona Sul e Oeste a partir de reportagens, músicas e imagens que marcaram época.

Rio Cidade-Paisagem

Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti da Fundação Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº – entrada pelo jardim, Centro, Rio de Janeiro)
Data: 12 de junho a 31 de agosto
Horário de visitação: de 3ª a 6ª, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 12h às 17h


EXPOSIÇÃO Nacional de 1908, Rio de Janeiro: Palacio das Industrias. In: Exposição Nacional de 1908, Rio de Janeiro. Rio [de Janeiro]: Com. Lith. Hartmann-Reichenbach, [1908]. 1 cartão-postal: color.; 9 x 14 cm. Iconografia-FOTOS-FICH.1.3(281)
Fonte: Ministério da Cultura

Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate