segunda-feira, 14 de abril de 2014

Palestra Arquiteto Carlos Arribas - UFJF


Professor Antônio Agenor Barbosa ( à esquerda) e
Arquiteto Carlos Arribas (à direita) - Palestra UFJF

O Arquiteto espanhol Carlos Arribas, a convite do professor de Arquitetura e Urbanismo Antônio Agenor Barbosa, realizou uma palestra no dia 9 de Abril de 2014 para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. O tema apresentado foi "Housing Lifestyle" - Uma Habitação para cada estilo de vida.

O Arquiteto, nasceu em Barcelona onde estudou Arquitetura na Universidade Politécnica da Catalunha(ETSAV) e um Máster Busines Administration. Sua área está voltada para o setor imobiliário, elaborando projetos de arquitetura e engenharia, incorporações e construções. Além disso, atua na aquisição de imóveis, definição do produto, acompanhamento de obras, makerting e vendas. Atualmente está trabalhando no Brasil como um dos responsáveis pelos empreendimentos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida. Já trabalhou na Espanha, nos EUA, no Reino Unido, Malta e Cuba.

Arribas iniciou apresentando a sua forma de trabalho, em que coloca as necessidades do cliente acima de tudo e tenta atendê-las da melhor forma possível. Segundo ele, os desenhos dos espaços residenciais devem focar nos desejos e necessidades dos futuros moradores. Para isso, o Arquiteto desenvolveu uma forma de analisar cada tipo de família e consequentemente a residência ideal para atender cada uma.

Através de vários estudos, ele chegou a conclusão de que a população apresenta oito estilos de vida diferentes denominados de VALS (Values and Lifestyle), que são separados da seguinte forma:

Arquiteto Carlos Arribas
Palestra UFJF

1º- INOVADORES: Estes possuem alto poder aquisitivo, são pessoas independentes, bem-sucedidas e que buscam por uma residência em um terreno grande, com vista panorâmica e muito conforto.
2º- IDEALISTAS: São pessoas maduras, responsáveis, profissionais bem-sucedidos, intelectuais, organizados, autoconfiantes e que buscam por residências em áreas históricas e que sejam multifuncionais.
3º- CRENTES: São consumidores, conservadores, previsíveis, literais, práticos. Buscam por uma residência na área central e que atenda às suas necessidades.
4º- REALIZADORES: São pessoas orientadas pelo sucesso, por vaidade, por marcas, por uma carreira de êxito. Buscam por um residência que mostre seu poder aquisitivo e status.
5º - EMPENHADOS: Apresentam poucos recursos econômicos, são entusiastas, se preocupam com questões sociais, são modernos e buscam por áreas consolidadas da cidade, optam por um layout convencional com alguns toques das tendências do mercado.
6º- EXPERIMENTADORES: São pessoas orientadas pela auto-expressão, na faixa dos vinte e cinco anos. São adeptos aos exercícios físicos e às atividades sociais. São consumidores ávidos, pessoas impulsivas e espontâneas. Buscam por uma residência contemporânea na área central.
7º- FAZEDORES: São pessoas práticas, valorizam a auto-suficiência. Buscam por uma residência que as atendam sem precisar demonstrar status.
8º- SOBREVIVENTES: Apresentam poucos recursos econômicos. São pessoas precavidas, conservadoras. Moram em áreas suburbanas.

Após apresentar esta classificação de estilos de vida, Carlos Arribas mostrou alguns de seus projetos, a maioria de interesse social, como por exemplo: Participação em concursos, Residenciais em Barcelona(Espanha) e em Natal (Brasil).

Arquiteto Carlos Arribas
Palestra UFJF


Uma curiosidade abordada por Arribas, é que na Europa a Sala de Estar fica localizada nos fundos da residência, ao contrário do Brasil, onde este ambiente fica na parte frontal da casa.

A palestra foi muito interessante, principalmente por nos fazer entender que em um projeto residencial a vontade do arquiteto fica em segundo plano, pois as necessidades do cliente é que irão mandar no Projeto. 




Por Carla Bernardes 

Busca

    Visualizações da página

    Translate