quarta-feira, 23 de abril de 2014

Novas questões para as cidades do século XXI


O site Copenhagenize levantou uma importante questão da visão que temos da cidade moderna. O autor da matéria Mikael Colville-Andersen, que é diretor de curtas, fotografo e especialista em mobilidade urbana abrange pontos que são pertinentes para a cidade contemporânea. No século XX quando se construía uma via a pergunta era, "quantos carros podemos colocar nesta rua?". O autor nos propõe mudar a ideia e pensar "quantas pessoas podemos passar por essa via?".

Parece uma questão básica de mobilidade e tende a soar por vezes caótica quando pensamos em ruas atoladas de pessoas e comportando um tráfego imenso, porém se termos em mente que a utilização de automóveis é a forma menos eficiente de locomoção urbana em massa, esta conclusão passa a ser clara e pertinente.

O gráfico à seguir explicita de forma simples esta ideia, sendo a ilustração superior se referindo ao século XXI e a inferior ao século XX.
Estes exemplos nos fazem pensar no rumo que nossas cidades tomam a cada nova investida em mobilidade por parte do poder público. Até quando as ações serão remediativas para solucionar a questão do tráfego de automóveis e volume dos mesmos? Existem muitos exemplos ao longo do mundo de cidade que adotaram outras formas de transporte e sua população acatou estes novos meios, pois menos carros nas ruas permite um melhor transporte público, mais espaços para bicicletas (dentre outros), pedestres e áreas públicas. A cultura e o estímulo ao automóvel como a única forma decente de se locomover é algo perigoso para as cidades e as pessoas que vivem nela, pois assim são minadas as possibilidades para as outras centenas de formas de interação urbana e locomoção espacial.

Recomendo o site Copenhagenize pois trás discussões importantes e diretas sobre o papel da bicicleta no urbanismo das cidades modernas, propondo uma nova forma de urbanização consciente.

Por Carlos Eduardo Rocha

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