segunda-feira, 23 de abril de 2012

Daniel Libeskind

Nascido na Polônia do pós-guerra, Libeskind emigrou para os Estados Unidos com sua família para se tornar um cidadão americano em 1964. Estudou música em Israel (no América-Israel Cultural Foundation Scholarship) e em Nova York tornou-se um artista virtuoso. Ele deixou a música para estudar arquitetura, recebendo seu diploma profissional em 1970 pela União Cooper para o Avanço da Ciência e Arte, em Nova York. Recebeu um diploma de pós-graduação em História e Teoria da Arquitetura na Escola de Estudos Comparados na Universidade de Essex (Inglaterra) em 1972. Desde o estabelecimento a sua prática em Berlim, em 1989, Libeskind concebeu importantes projetos culturais, comerciais e residenciais em todo o mundo. Estes incluem o plano mestre para o World Trade Center e o Museu Judaico de Berlim. Em outubro de 2011 sua empresa, o Studio Daniel Libeskind, completou o redesign do que é hoje o maior museu da Alemanha, o Museu de História Militar de Dresden.  No mesmo mês, a Universidade de Hong Kong celebrou a abertura do Libeskind Run Run Shaw projetado pelo Creative Media Centre. Outros projetos recentes incluem o projeto do teatro Grand Canal, uma adição importante à zona das docas de Dublin e do núcleo cultural da cidade; Cristais no CityCenter, um complexo de 500.000 metros quadrados de varejo que é a peça central do desenvolvimento da MGM Mirage.

Ground Zero


O Studio tem vários projetos em construção, incluindo a remodelação  do City's Life da histórica Fiera Milano Fairgrounds, em Milão; Kö-Bogen, um escritório e um complexo de varejo em Düsseldorf; dois arranha-céus desenvolvidos, A Torre L em Toronto e Reflexions em Keppel Bay, um emprendimento de dois milhões de metros quadrados residenciais em Singapura; Zlota 44, um anexo residencial em Varsóvia, e Haeundae Udong Hyundai l'Park, um emprendimento de uso misto em Busan, Coreia do Sul, que quando concluída irá incluir o mais alto edifício residencial na Ásia.

Fiera Milano
Projetos em desenvolvimento incluem o Arquipélago 21, o plano mestre para o site da International Business District Yongsan, em Seul; o Instituto para a Democracia e Resolução de Conflitos, da Universidade de Essex, na Inglaterra; Vitra, uma torre residencial em São Paulo ( veja aqui nossa publicação sobre esse projeto) e a Central Deck e Arena, em Tampere, na Finlândia, um desenvolvimento misto utilizado que contém uma arena de hóquei no gelo, grande o suficiente para assentar 11.000 visitantes.

Imperial War Museum




Entre os muitos edifícios de Libeskind que receberam aclamação mundial estão a Felix Nussbaum Haus, em Osnabrück, Alemanha (1998); o Imperial War Museum North em Manchester, Inglaterra (2002); a extensão do Denver Art Museum e o Museu de Arte de Denver Residences (2006); o Royal Ontario Museum (2007); uma extensão do Museu Judaico de Berlim (2007); um arranha-céu residencial em Covington, Kentucky (2008); o Museu judaico em São Francisco (2008) e Westside, o maior centro de varejo e saúde da Europa, localizado em Berna, Suíça (2008).

Museu Judaico de Berlim











Daniel Libeskind lecionou em várias universidades em todo o mundo, ocupou cargos como a cadeira de Frank Gehry da Universidade de Toronto, a cadeira de Louis Kahn da Universidade de Yale e foi professor da Hochschule für Gestaltung, Karlsruhe, Alemanha. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo de 2001 Hiroshima Art Prize - Um prêmio dado a um artista cujo trabalho promove a compreensão internacional e paz, nunca antes dado a um arquiteto. As idéias de Libeskind influenciaram uma nova geração de arquitetos e aqueles interessados ​​no desenvolvimento futuro das cidades e da cultura.
Reflections, Keppel Bay - Singapura


Por Vitor Wilson

Busca

    Visualizações da página

    Translate