segunda-feira, 7 de abril de 2014

Prêmio de melhor construção de 2013 foi para o Museu de Arte do Rio (MAR)


O prêmio Architizier A + Awards de melhor construção de 2013 na categoria museu foi dado ao Museu de Arte do Rio (MAR). O Architizer A + Awards é o maior prêmio internacional de Arquitetura. O projeto é do escritório Bernardes + Jacobsen e é constituído por dois prédios de perfis heterogêneos e interligados entre si: o Palacete Dom João VI, edifício tombado e de características ecléticas e ao lado, um edifício modernista, antigo hospital da polícia civil.

Museu de Arte do Rio (MAR)
Edifício Dom João VI (à direita)
antigo hospital (à esquerda)

O Museu concorreu com: Heydar Aliyev Center (Azerbaijão), o The New Rijksmuseum (Holanda), o Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China) e com o vencedor pelo voto do júri técnico, The Danish Maritime Museum (Alemanha).

Heydar Aliyev Center (Azerbaijão)

The New Rijksmuseum (Holanda)

Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China)

The Danish Maritime Museum (Alemanha)


O prêmio Architizer A + Awards é dividido em duas fases: a primeira apresenta um júri de 200 profissionais que escolhem os cinco finalistas, na segunda fase, o vencedor é escolhido por voto popular.


Características Arquitetônicas

O Palacete Dom João VI foi inaugurado em 1926 e tombado no ano de 2000 pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural. O edifício eclético foi transformado em um grande pavilhão de exposições, com 5,2 mil metros quadrados de área construída.

Edifício Dom João VI - Eclético

O edifício ao lado, de características modernas, era um Hospital da polícia civil e agora é a "Escola do Olhar" - um ambiente dedicado à provocação de experiências coletivas e pessoais. Ele possui sete pavimentos e tem 7,2 metros quadrados de área construída.

Edifício "Escola do Olhar" - Moderno

A união dos edifícios é feita por uma passarela, que conecta o quinto andar da Escola ao terceiro do pavilhão de exposições no edifício Dom João VI, e a cobertura fluida em forma de onda, sustentada por 37 pilares dispostos sobre os dois prédios.




Este conjunto harmônico, com cerca de 15 mil metros quadrados, está localizado na Praça Mauá nº 5, no Centro da cidade do Rio de Janeiro!


Por Carla Bernardes


Busca

    Visualizações da página

    Translate