A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, FeNEA, é a entidade que representa os estudantes de arquitetura e urbanismo, a fim de lutar pelos seus interesses e ensino de qualidade. Seus principais projetos são: Bússula, Caravanas, CICAU, Panorama, EMAU, SENEMAU, SERES, Concurso de Idéias e Encontros.
A FeNEA se organiza em 6 regionais: Centro, Norte, Nordeste, Sul, São Paulo, e Leste. A regional Leste representa escolas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A FeNEA se organiza em 6 regionais: Centro, Norte, Nordeste, Sul, São Paulo, e Leste. A regional Leste representa escolas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os Encontros (EREA, Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, e ENEA, Encontro Nacional) são o projeto mais conhecido da FeNEA. Neles são abordados temas relativos a arquitetura e urbanismo e tem como objetivo a troca de experiências e debate entre os estudantes de várias partes do Brasil, com diferentes culturas e realidades. Eles são organizados pela COMORG, Comissão Organizadora, constituída por estudantes da cidade sede.
A programação dos encontros abrange oficinas, visitas guiadas pela cidade, workshops, palestras, plenárias, grupos de discussão, os Conselhos de Entidades Estudantis, o CICAU, atividades culturais, entre outros. Este ano ocorreu o XIV EREA Leste, em Vila Velha, Espírito Santo, do dia 20 a 24 de abril. O tema principal foi Bricolagem Urbana.
A bricolagem não busca uma unidade, age de forma fragmentária através de idas e vindas de uma atividade não planejada. É feita com o material e o tempo que se tem, em constante mudança sem nunca terminar. No âmbito urbano seria o processo de construção da cidade sem projeto, com sobreposição de ações não planejadas da própria população que habita a cidade.
No dia 21 foi discutido em palestra e mesa de discussão os critérios de elaboração dos planos diretores urbanos. No dia 22 foi discutido a questão de lotes vagos e um projeto que visa transformar lotes privados em espaços públicos temporários de uso coletivo. E no dia 23 foi discutido o tema de intervenção artística no espaço urbano.
Mesa de discussão entre os participantes
As oficinas, ministradas pelos próprios alunos apoios do encontro, tiveram temas variados, como reaproveitamentos de materiais para construção de novos objetos, consciência ecológica, conhecer a cidade de Vila Velha, entre outros. Ao final de todos os dias tinha o Evento Cultural, com música ao vivo e DJ, promovendo a interação entre os estudantes, que durava até o dia seguinte.
Banda ao vivo em eventos culturais
Já o último dia foi reservado para a plenária final e atividades livres. É durante a plenária final que se deliberam ações importantes para a atual e futura gestão da regional Leste, onde todos têm direito a voz, mas apenas os estudantes da regional Leste tem direito a voto. É também na plenária final, com voto de todos os presentes que se vota na cidade que será sede do próximo EREA. No último domingo (24) foi votado que o próximo encontro será em Ibitipoca, organizado pelos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e do CES.
Cartaz de divulgação do EREA Ibitipoca 2012
Para quem quiser saber mais:
EREA Vila Velha:http://www.ereavilavelha2011.com.br/inicio.html
EREA Ibitipoca: http://ereaibiti.blogspot.com/
Fontes:
www.fenea.org
www.ereavilavelha2011.com.br
Fotos: acervo pessoal e site oficial do encontro (www.ereavilavelha2011.com.br )
Por Daniela Pereira Almeida