domingo, 18 de dezembro de 2011

Arquitetura Dinâmica

Stand de vendas e relacionamento
O que você entende por Arquitetura dinâmica? Uma arquitetura efêmera como stands itineirantes? Ou vitrines sazonais? Quem sabe showrooms transitórios?

Na verdade, o que quero tratar hoje é uma arquitetura composta de alta tecnologia, responsável pelo movimento de uma edificação.

Com certeza todos já viram projetos incríveis nessa área como Winding Rotating Power Tower na cidade onde tudo é possível: Dubai. Uma torre de 78 andares totalmente giratória e que está prevista para ser exportada para Nova York e Moscou.

Esquema Dinamic Tower

Aí você pensa no gasto energético de um prédio como esse, mas como seu próprio nome já diz, a produção de energia será feita através da captação de recursos da natureza por turbinas eólicas e placas fotovoltaicas e segundo seu projetista, David Fisher, tal energia verde é suficiente para alimentar o prédio e mais outros 10 do mesmo tamanho.

Talvez o que você não sabia é que o primeiro prédio giratório do mundo foi erguido aqui no Brasil, em Curitiba/PR em 2004. Claramente não é um edifício altamente sustentável como o de Fisher, mas merece créditos por ser um prédio residencial inteligente (smart-house) e energeticamente econômico, devido principalmente a sua pouca complexidade e ao seu pequeno porte, se comparado a outros edifícios do gênero.

Assista ao vídeo sobre a torre dinâmica de Curitiba:


Por Vitor Wilson

Busca

    Visualizações da página

    Translate