sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Documentário Velho Recife Novo

A cidade de Recife, Pernambuco, vem sendo estudada e discutida por vários profissionais, principalmente da arquitetura e urbanismo nos últimos anos. A cidade passou por diversos planos urbanísticos e vem sofrendo operações urbanas que tem modificando muito o panorama da cidade, interferindo em espaços públicos e áreas de lazer coletivo.

Recife atualmente

A partir dessa temática foi realizado um documentário que reuniu oito especialistas de diversas áreas (arquitetura e urbanismo, economia, engenharia, geografia, história e sociologia) que discutem sobre a atual situação da cidade de Recife, debatendo sobre o crescimento que a cidade vem apresentando e a relação da sociedade e do Estado com os espaços públicos.

É abordado o desde o início do pensamento do espaço público e da sua relevância, até a forma como a sociedade atual valoriza mais os espaços privados, como casas, condomínios e shoppings e vê a rua como um mero espaço de circulação.

A dificuldade de agir e pensar coletivamente gera soluções feitas de improviso e pontuais, sem um pensamento urbanístico holístico. A separação das atividades de acordo com as classes sociais altera o uso dos espaços públicos e esses hábitos na cidade têm enormes consequências.

Na questão de mobilidade urbana, Recife tem propostas para que seu cenário seja modificado pelo uso de passarelas e viadutos, o que segundo estudos continuaria sendo ineficiente para o transporte na cidade, que deveria adotar, assim como a grande maioria dos centros urbanos que passam por problemas de mobilidade, a priorização do transporte coletivo.

Aborda-se também o fato da verticalização excessiva sem um estudo mais aprofundado dos investidores, pensando em como qualquer edifício interfere no espaço público e na paisagem urbana. No caso de Recife isso é ainda mais grave, já que a cidade tem mais de 400 anos, sendo umas das mais antigas do país com grande acervo histórico – arquitetônico, e que apesar de se desenvolver e crescer como qualquer cidade é necessário manter a identidade e memória, e é preciso que se mantenha o dinamismo com os centros históricos. 


Verticalização na cidade de Recife

Para assistir ao documentário, acesse o link: http://vimeo.com/40913933

Por Giulia Drumond

Busca

    Visualizações da página

    Translate