sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Nova TAG para o blog e a Apresentação do TFG da aluna Tássia Helena Chagas Faria - Residência Estudantil para a UFJF

A partir de hoje teremos no blog uma nova TAG com os trabalhos realizados pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. Serão apresentados além dos projetos de TFG, trabalhos de diversas disciplinas do curso. Em caso de dúvidas ou contato, comentem aqui ou na página do blog no facebook.

No final do semestre (setembro/2013) foi apresentado para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, o TFG (Trabalho Final de Graduação) da aluna Tássia Helena Chagas Faria, sob orientação do professor Antônio Agenor Barbosa.

Segundo Tássia, a escolha pelo tema se deu a partir de uma experiência pessoal, quando a aluna fez um intercâmbio fora do país e morou em uma residência estudantil. Vivendo em um país diferente, com pessoas de diversas culturas, ela percebeu que o espaço destinado à residência estudantil precisava de maior estudo devido as percepções que os alunos que ali viviam tinham em relação ao local, como ambientes impessoais, espaços mal elaborados e dificuldade de adaptação.

A proposta da aluna com uma residência estudantil para a Universidade Federal de Juiz de Fora consistia em aumentar o número de vagas e proporcionar um local de maior identificação dos alunos que vem estudar na UFJF.

Atualmente existem 230 vagas na residência estudantil, mas segundo o DCE (Diretório Central dos Estudantes da UFJF) seriam necessárias cerca de 1000 vagas.

A localização do terreno no bairro São Pedro foi escolhida, pois o estudante poderia fazer o acesso à universidade a pé (são 650m de distância do portão do bairro São Pedro), além disso, o bairro conta com comércio e serviços, e se desenvolveu bastante na última década, apesar de ser um bairro prioritariamente residencial, com o gabarito de até 5 pavimentos.

O Projeto desenvolvido consiste em 3 blocos de apartamentos com capacidade para 270 pessoas e forma escalonada que proporciona maior ventilação e insolação, além de valorizar a vista.

Durante a apresentação foi destacada a boa implantação formal e estética, a dinâmica do uso das esquadrias valorizando o entorno e a preocupação com as áreas de convivência, tão importantes para que os estudantes possam interagir.

Foi apresentado no programa quartos para visitantes, térreo livre com áreas comuns de serviço e de convivência, uso da captação de água das chuvas, além da preocupação com a acessibilidade, por meio de elevadores e rampas.


Abaixo imagens da apresentação:


A aluna Tássia Helena Chagas Faria na apresentação


Maquete Volumétrica


Maquete Detalhada – bloco de apartamentos com as esquadrias diferenciadas, pilotis em V e áreas de convivência.


Por Giulia Drumond

Busca

    Visualizações da página

    Translate