terça-feira, 22 de outubro de 2013

Livro - Cobogó de Pernambuco

O Cobogó é um elemento muito usado na arquitetura com a função de proporcionar privacidade ao interior da edificação, sem comprometer o conforto através da luminosidade e da ventilação. O nome vem das iniciais dos engenheiros que o criaram: Coimbra, Boeckmann e is. Invenção pernambucana, amplamente utilizado em todo o país (principalmente na arquitetura moderna), o cobogó acabou se tornando um símbolo da arquitetura nacional.


Inicialmente eram fabricados de cimento, posteriormente, foram aperfeiçoadas e fabricados em argila, cerâmica, resina, acrílico, vidro, e outros materiais, dando um aspecto mais luxuoso à peça, que atualmente possui diversos modelos no mercado para todo tipo de gosto.






Para falar sobre a história desse elemento arquitetônico, o fotógrafo Josivan Rodrigues e os arquitetos Cristiano Borba e Antenor Vieira lançaram, o livro “Cobogó de Pernambuco”.
 “O cobogó ou combogó, como alguns preferem chamar este elemento vazado, de tão recorrente, acabou por motivar o interesse por uma investigação estético-fotográfica, a partir de uma abordagem tipológica, contemplando sua diversidade e formas presente nos exemplares da arquitetura local”, explica a introdução da obra.
Com 120 páginas de textos e fotos, a publicação analisa as diversas formas de uso desse elemento tão simbólico.

No link a seguir é possível comprar o livro: http://cobogodepernambuco.com/



Por Giulia Drumond

Busca

    Visualizações da página

    Translate