sexta-feira, 30 de março de 2012

Concurso para criação da logomarca do Curso de Arquitetura & Urbanismo da UFJF




Foi divulgado nesta última 4ª feira, dia 28 de março, o edital do concurso que visa desenvolver uma logomarca para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. Além da criação da logomarca, o concurso tem como objetivos promover a participação dos discentes na construção da imagem do curso e de toda a comunidade no entendimento, construção e valorização da imagem do curso.
Durante o ano de 2012, a nova logomarca será implantada em todo o material institucional do curso e estão previstas várias atividades para marcar as muitas conquistas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. Assim, uma Comissão Organizadora foi designada para coordenar os eventos comemorativos e lançar o presente concurso para escolha da logomarca do curso, com menção dos 20 anos de sua criação.
Podem se inscrever alunos regularmente matriculados e ex-alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF; alunos dos demais cursos da UFJF, profissionais formados em quaisquer das unidades acadêmicas da UFJF ou profissionais formados em outras instituições e profissionais autodidatas. O período de inscrição é de 29/03/2012 a 12/04/2012.
As propostas serão julgadas por uma comissão avaliadora constituída de quatro professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF entre 16 e 17/04/2012 e a divulgação dos resultados acontecerá em 18/04/2012, às 17:00h, no site do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF.
O primeiro lugar receberá como prêmio um Netbook, a ser entregue em solenidade em dia a ser definido pela Comissão Organizadora das atividades de Comemoração dos 20 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo.


Histórico do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFJF
 No ano de 1992, a Universidade Federal de Juiz de Fora implantou o curso de Arquitetura e Urbanismo. Esse acontecimento se deu em decorrência de propostas feitas, desde 1985, pelo Clube de Engenharia, quando se idealizava suprir uma demanda de profissionais capazes de organizar o espaço urbano e arquitetônico da cidade.
A implantação do currículo foi feita sobre os moldes do curso da UFRJ e foi solicitada a criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, implementado em 1995, formado por seis professores e prevendo a criação de algumas disciplinas.
Em 1998, foi desenvolvido um novo currículo, vigente até a presente data, atendendo à Portaria n.º 1770 de 1994, que ditava as diretrizes curriculares e o conteúdo mínimo dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no país. Essa estrutura curricular possui matérias de fundamentação, profissionais e trabalho final de graduação.
Em 1999, o curso foi reconhecido e modificou seu quadro de professores, e em 2000 foi iniciada uma reforma nos Galpões da Faculdade de Engenharia para abrigar o curso. Uma nova reforma ocorreu em 2009 com a finalidade de ampliar as dependências do curso, atendendo as necessidades do projeto pedagógico, onde era prevista a criação de laboratórios de informática, tecnologia, conforto ambiental, além da implementação do acervo bibliográfico.
Durante o ano de 2012 serão realizadas várias atividades para marcar muitas conquistas. Assim, uma Comissão Organizadora foi designada para coordenar os eventos comemorativos e lançar o presente concurso para escolha da logomarca do curso, com menção dos 20 anos da criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF.

Mais informações em: www.ufjf.br/arquitetura

Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate