segunda-feira, 14 de julho de 2014

O "novo" Estádio Maracanã


Ontem dia 13 de Julho de 2014 terminou a Copa do Mundo no Brasil, tendo como vencedor o time da Alemanha, que venceu a Argentina por 1x0 na prorrogação. E o palco deste jogo inesquecível foi o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, um grande símbolo da Cidade Maravilhosa.

O estádio é de 1950, ano em que aconteceu a Copa do Mundo no Brasil. Seu nome oficial é Mário Rodrigues Filho em homenagem ao falecido jornalista pernambucano, irmão de Nelson Rodrigues, que se destacou no apoio à construção do Estádio.

Já o nome Maracanã é oriundo do Rio Maracanã que passa pelas seguintes regiões do Rio de Janeiro: Tijuca, São Cristóvão, desaguando no Canal do Mangue.

Estádio do Maracanã antes da Reforma
Para receber a Copa do Mundo de 2014 o estádio precisou passar por uma reforma, seguindo as exigências colocadas pela FIFA.

Porém é um estádio tombado pelo IPHAN e suas modificações deveriam ser mínimas, mas inteligentes. 

O escritório responsável foi Fernandes Arquitetos Associados que tinham o seguinte objetivo: tornar o estádio público tombado em uma das Arenas mais modernas e eficientes do mundo mantendo suas principais características construídas durante 60 anos de história e simbolismo.

Estádio do Maracanã depois da reforma
Assim um novo Maracanã "nasceu". Algumas estruturas deixaram de existir para dar lugar a outras, novos elementos foram incorporados e os espaços remanescentes foram recuperados.
As arquibancadas ganharam um novo desenho de modo a atender aos ideais de visibilidade, segurança e conforto. A área dos bares e sanitários fora reconstruídas.

Arquibancadas
O grande destaque vai para a cobertura translúcida que quase não toca na estrutura existente. Este projeto é de autoria do escritório alemão  Schlaich Bergermann und Partner (SBP)  e vai viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera. 

Cobertura Translúcida
A Fachada foi totalmente preservada, mantendo sua identidade. A nova cobertura não traz impacto visual. Além disso, foram mantidas as circulações internas, pilares, pé-direito e aberturas. A área construída que anteriormente era de 86 mil metros quadrados passou para 160 mil metros quadrados.

Os expectadores poderão vivenciar de forma única a relação entre o novo e o antigo.

Maracanã e a Cidade
Por Carla Bernardes

Busca

    Visualizações da página

    Translate