segunda-feira, 21 de julho de 2014

A relação entre: Arquitetura, Ergonomia e o espaço urbano pós-moderno


O artigo denominado "Arquitetura, Ergonomia e o espaço urbano pós-moderno" de autoria do Arquiteto-Urbanista Fúlvio Feiber professor da Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel - PR, aborda a produção arquitetônica atual no Brasil, que segundo Feiber, precisa ser repensada.

"A arquitetura brasileira contemporânea passa por um momento de transição, deparando-se com novos desafios oriundos da constatação de que os modelos de pensar a edificação e acidade até o momento adotado não mais são capazes de atender as necessidades atuais. " (FEIBER)

O espaço urbano encontra-se defasado, novas soluções precisam ser desenvolvidas para que as cidades, que atualmente priorizam o automóvel, ofereçam mais qualidade de vida.

Em relação aos conceitos abordados neste artigo, Ergonomia significa: “disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.” (Associação Internacional de Ergonomia - AIE)

Arquitetura: "Mais que uma manifestação artística a arquitetura pode ser definida como a arte e a ciência de projetar e construir edificações ou grupos de edificações de acordo com critérios estéticos e funcionais” (Burden, 2006, p. 42). 

A arquitetura, ao contrário de outras artes, interfere na construção da paisagem urbana e  deve representar o modo de pensar e agir de determinada cultura.

"a paisagem urbana é reflexo da relação entre o homem e a natureza, podendo ser interpretada como a tentativa de ordenamento do entorno com base em uma paisagem natural, e de uma cultura, a partir do modo como é projetada e construída, como resultado da observação do ambiente e da experiência individual ou coletiva com relação ao meio.(Bonametti 200 p.5).

Espaço Urbano: as transformações tecnológicas e culturais contribuíram significativa transformação do espaço urbano. O homem  muda toda sua forma de conceber e usar o espaço urbano, priorizando a máquina, setorizando a cidade e fracionando o convívio, dentro de um pensamento puramente racional no que se nomeia hoje como urbanismo progressista.

Pós - modernismo: nasce na arquitetura em uma visão crítica do movimento moderno, o qual de maneira geral estava estruturado na racionalidade e na visão tecnicista para soluções de problemas urbanos. A sociedade não encontra-se satisfeita sobre como a cidade vem sendo pensada. Voltada para o automóvel, privilégio de poucos, em que a grande maioria, pobres e miseráveis encontram-se em segundo plano.

Ergonomia e Arquitetura: sua relação no espaço pós-moderno - neste momento é importante pensar a relação do ser humano e sua cultura, bem como o plano para a cidade contemporânea e sua relação com o ambiente natural, em uma filosofia de planejamento ambiental urbano.

 "o planejamento ambiental urbano, além da estruturação da cidade para suas atividades normais, de atendimento às questões relativas a habitação, trabalho, transporte, lazer, etc, deve considerar a capacidade de sustentação ambiental do ambiente natural sobre o qual a cidade se desenvolve. Não é mais admitido o desenvolvimento a qualquer preço, e ainda mais quando o mais prejudicado é o meio ambiente. A saúde da população é afetada diretamente na proporção que o ambiente urbano é degradado, resultando no reaparecimento de doenças antes erradicadas com grandes sacrifícios de toda a população. A dengue, a cólera e outras doenças não ocorrem em cidades ambientalmente sadias. "(Garcias e Rezende 2003)

A ergonomia busca a melhor eficiência no desempenho das atividades diárias, aliviando o nível de estresse e melhorando a saúde e o bem-estar.
O pós-moderno, no artigo de Feiber, não foi empregado como "estilo arquitetônico", mas  aborda a realidade que vive a sociedade contemporânea.

Os arquitetos e urbanistas precisam se questionar sobre o seu papel social, encontrando uma forma de se expressar em que: a produção da arquitetura e do espaço urbano possam ser reconhecidos com aspectos positivos.


Por Carla Bernardes

Referências:
"ARQUITETURA, ERGONOMIA E O ESPAÇO URBANO PÓS-MODERNO

Autor: FEIBER, Fúlvio
Co-autor: DIAS, Solange Irene Smolarek
Co-autor: MUKAI, Hitomi
Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel – PR. 

Busca

    Visualizações da página

    Translate