quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vandalismo à Capela de Notre-Dame-du-Haut

Vista externa da Capela

Nesta semana o site espanhol "Plataforma Arquitectura"  divulgou um ato de vandalismo cometido a uma das maiores obras arquitetônicas do século XX, a Capela de Notre-Dame-du-Haut do Arquiteto Le Corbusier.
A porta da Capela foi quebrada e vitrais danificados. Uma perda irreparável, com possibilidades de não recuperação das ilustrações originais.

 A Fundação Le Corbusier solicitou  que fossem tomadas mediadas para proteção do local. Aproveitando o ensejo, o Presidente  colocou em pauta a estrutura da Capela que se encontra em mau estado, principalmente problemas de infiltração, umidade e falta de manutenção.

Esta Capela está situada no alto da Colina de Ronchamp, França, local que até a Segunda Guerra Mundial era ocupado por um Santuário de origem medieval dedicado à Virgem Maria (Notre-Dame-du-Haut), a Capela  é datada da década de 1950 e foi o primeiro edifício com o qual o Arquiteto lidou com o tema do sagrado, além de ser considerada a arquitetura mais simbólica de toda a sua obra.

A ideia que fundamenta esta obra é a relação que  estabelece com a paisagem orgânica que a rodeia. Ela está orientada de acordo com os quatro pontos cardeais. Apresenta paredes recurvadas, que tem por objetivo "abraçar" os fiéis, assim como, se abre para a paisagem natural ao seu redor.

Vista interna da Capela

Esta edificação, como já foi mencionado, é uma das obras mais importantes de toda a produção de Le Corbusier, na qual foi encontrado o "espaço inefável", ou seja, capaz de gerar "a emoção plástica". Feita de luz e silêncio absoluto, proporcionando uma fusão de sentidos.


Por Carla Bernardes
 

Busca

    Visualizações da página

    Translate