Com o intuito de enriquecer ainda mais o quadro de "Grandes Arquitetos" aqui no "O THAU DO BLOG", escolhemos o Arquiteto Dominique Perrault.
Biografia
Perraul nasceu em Clermont-Ferrand, França em 1953. Graduou-se em Arquitetura pela École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Paris em 1978 e no ano seguinte obteve o diploma de estudos superiores em Urbanismo na École Nationale des Ponts et Chaussées, também em Paris. E em 1980 concluiu o Doutorado em História e Ciências Sociais na École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris.
Arquitetura
O Arquiteto manifesta seu pensamento no ato da construção; sua obra, em boa parte atrelada a uma forma minimalista, hoje permite colher, observando as últimas produções, todas as facetas de uma arquitetura que, em uma simplificação extrema, é apenas um aspecto de uma forma complexa.
Perrault segue duas maneiras das quais ele considera que a arquitetura pode se manifestar.
A primeira consiste em NEUTRALIZAR-SE, isto é, reduzir o próprio valor á presença do objeto expressa nos termos mínimos.
A segundo consiste em INCLUIR; o edifício evolui em uma concepção que ultrapassa a dimensão cotidiana para compreender parte de uma paisagem ou de uma cidade, tanto no sentido físico quanto conceitual.
Obras
Corte de Justiça das Comunidades Europeias Luxemburgo, 1996 - 2008 |
Fábtica Aplix Le Cellier-sur-Loire, França, 1997-1999 |
Torre Fukoku Osaka, Japão, 2006-2010 |
Essas são apenas algumas obras dentre as inúmeras pertencentes à Dominique Perrault.
Estudar os projetos deste grande Arquiteto é muito interessante, pois acrescentará muito em nossa vida acadêmica e profissional.
Sempre haverá aqui no "O THAU DO BLOG" publicações sobre outros "Grandes" Arquitetos.
Por Carla Bernardes