sexta-feira, 22 de junho de 2012

Parametricismo

         
Você sabe o que é Parametricismo? O nome originário do inglês Parametricism e criado por Patrik Schumacher no Manifesto Parametricista, foi inicialmente apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2008. A idéia é criticada por muitos principalmente por se questionar a contínua classificação da arquitetura em estilos ou tendências “ismos”. Quatro anos se passaram e o termo ainda não é muito usual.

Difícil tatear essa expressão, no entanto me chama muito a atenção por ser uma forma recente de conceber projetos altamente atrelada a tecnologia e que gera formas únicas e extremamente sedutoras. Schumaker definine o “Parametricismo” como o “estilo do século XXI”, sucessor do Modernismo e do que ele chama de “episódios intermediários” do Pós-modernismo e do Deconstrutivismo.



Modelagem generativa: pavilhão de treliça óssea


Schumaker desenvolve um extenso trabalho com Zaha Hadid e ambos defendem uma tese central: a arquitetura precisa reconstruir sua especificidade e poética própria, desligando-se de outras disciplinas. E para isso, os arquitetos precisam “criar um impacto, como o Modernismo fez”. Em tempos atuais não é mais cabível os princípios do Modernismo(“separação, especialização e repetição”) e sim a variação, a diferenciação e a correlação, potencializados pelo uso das ferramentas oferecidas pelas novas tecnologias (modelagem e simulação digital, basicamente).


Nordpark Cable Railway, Zaha Hadid


Nessa arquitetura fluida pragmatizada por Zaha Hadid, é necessário que os espaços fluam assim como as formas, em continuidade e sem qualquer tipo de segregação. Quando se vê os trabalhos de Hadid nota-se esse discurso traduzido através da manipulaçao livre da geometria.

Isto é o que Schumaker denomina de "Parametricismo": uma “teoria unificada”, supostamente capaz de resumir e superar todas as outras teorias contemporâneas, e basicamente definido em termos de superfícies não planares e formas maleáveis, em vez de formas ideais e sólidos rígidos; e de sistemas interconectados e correlacionados, em vez de unidades autônomas e autosuficientes.


Por Vitor Wilson


Busca

    Visualizações da página

    Translate