quinta-feira, 21 de junho de 2012

ENEA Salvador 2012

Entre os dias 20 e 27 de julho deste ano, acontece o XXXVI ENEA, que terá na edição deste ano, a capital Salvador como sede.


Para a criação do 36º ENEA SALVADOR o desdobramento da sua temática gira através de uma comparação em relação às primeiras experiências na vida de um indivíduo e como o traçado de sua vida é definido através destes momentos.

Salvador, sendo a primeira capital do Brasil, experimentou durante cinco séculos toda a opulência do desenvolvimento do país e se tornou a terra onde todos os ritmos, todas as cores, todas as crenças e ideologias convivem na sua mais pura essência, lado a lado, construindo um único espaço... Estas “cidades” que compõem a contemporânea Salvador são o registro de uma história que reflete a própria historia do povo brasileiro, uma nação onde sua maior riqueza reside na sua multipliCIDADE.

A temática toma como base a própria cidade de Salvador. “Da primeira à multipliCIDADE” aborda Salvador como objeto de observação e de estudo, dando foco às vivências e visitas guiadas para que  a cidade seja, de fato, vivida pelos participantes. Possibilitando ao estudante observar e tirar conclusões da cidade a partir dos seus próprios olhos. Proporcionando um conhecimento dos territórios e da comunidade além das fronteiras físicas, sociais e culturais.

Dividindo um mesmo espaço físico, as “cidades” que habitam Salvador podem ser interpretadas, estudadas e vivenciadas a partir das abordagens dos eixos temáticos.

Desta forma, o ENEA buscará traduzir sua temática dentre as atividades a serem desenvolvidas no encontro, tais como palestras, vivencias, oficinas, mesas redondas entre outras. 

As vivências terão como cenário a cidade, em conjunto com a comunidade, que é o principal elo de comunicação com o território urbano. As discussões, também presentes no dia a dia do encontro, serão momentos de opinião, criticas, informação e troca de experiências e idéias entre os participantes, além de sintetizar os debates que tiveram foco durante as vivências. Convidados de várias partes do Brasil poderão contribuir com discussões em mesas de debates e palestras que procurarão valorizar a participação dos participantes, que é o principal agente de interpretação da cidade, além de idealizar em si mesmo o futuro do profissional arquiteto/urbanista envolvido com as questões político-sociais e estruturais das cidades.

O cronograma será organizado com base na distribuição dos eixos temáticos, os quais possuem função de direcionar as atividades. Viver as “cidades” e se perder na mistura de suas singularidades. O processo, a passagem, a variedade e a multiplicidade são características apontadas pela historia e transformação da cidade de Salvador.

Olhar, viver, usar, sentir, falar e agir. Estas são as propostas das dinâmicas, vivências e atividades do ENEA Salvador. 

ENEA Salvador 2012
OS SUB EIXOS

Os sub eixos serão marcados por cinco cidades, onde as mesmas têm como propósito direcionar o processo de expansão urbanas da cidade de Salvador, assim como fomentar discussão em torno das particularidades, semelhanças e problemáticas vivenciadas em Salvador e em todas as outras cidades do Brasil.

As cinco cidades em questão são:


CIDADE MATRIZ: A cidade Matriz propõe abordar a cidade de Salvador enquanto mãe do Brasil, propondo uma visão panorâmica, a fim de enfatizar a sua origem, suas influencias, seu contexto geopolítico, cultural e social, desvendando as suas primeiras manifestações enquanto cidade.

Palavras chave: Ocupação primária urbana; Patrimônio Histórico; Culturas Influentes.

CIDADE INTRAMUROS : A cidade Intramuros desvenda a fundação da cidade-fortaleza chamada de São Salvador, revelando o desdobramento do seu nascimento, já cidade, já capital, sem nunca ter sido província... revelando os limites amuralhados da cidade e suas fases. É nela que será abordado o diferencial de Salvador, enquanto primeira capital do Brasil, por ter experimentado durante cinco séculos toda a opulênciado desenvolvimento do país.

Palavras chave: Primeiros séculos; configuração inicial da cidade; cidade fortificada.

CIDADE EXPANDIDA: A cidade expandida aborda a problemática da ocupação urbana em Salvador, trazendo uma reflexão acerca das ocupações irregulares x mobilidade urbana x especulação imobiliária x sustentabilidade em uma cidade que é comercializada tanto para fora, enquanto cartão postal, quanto para dentro, através de interesses mercadológicos que acabam por descaracterizar a própria identidade da cidade, causando um impacto da imagem urbana sobre o ponto de vista histórico, social e cultural.

Palavras chave: Ocupação irregular; Sustentabilidade; Mercado Imobiliário; Expansão urbana; Novas formas de morar.

CIDADE SAGRADA E PROFANA: A "Cidade Sagrada e Profana" propõe revelar uma cidade onde à variedade de religiões, seitas, igrejas, terreiros, vaidades, luxurias e crenças, separadas ou totalmente misturadas compõem harmoniosamente uma Salvador múltipla, onde a fusão de diferentes elementos culturais, ou até antagônicos desvendam uma cidade de identidade singular... De todos os santos, encantos e axé, sagrado e profano, o baiano é...

Palavras chave: Mistura; multiplicidade; crenças; diversidade.


CIDADE ESQUECIDA : A "Cidade Esquecida" propõe uma reflexão sobre as contradições entre uma Salvador vendida pela mídia e uma Salvador vivenciada pelos que nela habitam. As belezas naturais não disfarçam o descaso governamental, a falta de infraestrutura, a decadência de edificações -inclusive de valor histórico e cultural -, enfim, o não direito à cidade.

Palavras chave: Baía esquecida; subúrbio; ocupações periféricas.

As inscrições para participantes seguem até o dia 06/07.

Visite o site www.eneasalvador2012.blogspot.com.br/ e conheça a proposta!

Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate