terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Palestras Tim Waterman


Tim Waterman

Nos dias 20 e 22 de Novembro, Tim Waterman, professor da Writtle School of Design de Londres, também ministrou duas palestras sobre Desenho urbano e Fundamentos do Paisagismo no Anfiteatro Christiano Degwert da Faculdade de Engenharia da UFJF.


Voltado ao cotidiano dos projetistas, Waterman começou indagando quais as capacidades da paisagem ao longo do sítio em questão, quais capacidades nós damos valor e se devemos questionar esses valores.


Com essas lacunas, Tim Waterman explanou sobre a leitura da paisagem, reforçando que devemos aprender sua linguagem e falar essa linguagem quando desenhamos.


Devemos ainda considerar a estrutura e o funcionamento da paisagem, performances para satisfazer os anseios humanos e ecológicos, plantas e medidas para aprimorar a apresentação da paisagem e um futuro monitoramento do crescimento e também da paisagem.

Tim Waterman

Ele lembrou que sempre é possível ler uma cidade através de seu relevo, isso demonstra a sua importância no projeto. Além disso, para Tim Waterman, não há paisagem que tenha só um problema, há sempre um potencial e sempre uma coisa boa.

Você deve sempre ir a um sítio e questionar, não os seus valores, nem os valores do seu cliente mas os valores do próprio local. Tente desenhar usando a análise que você fez, até mesmo naquela página que você escreveu. Faça um ninho com o seu desenho, a Arquitetura não precisa de um conceito forte e pesado.



Desenhar através dos conceitos pode ser uma péssima maneira de projetar porque isso pode causar limitações e pode forçar um conceito mesmo quando ele não serve. Mas nunca pare o seu processo.

Pudemos concluir com as palestras, que ao invés de ter um conceito que se torne um projeto, o projeto deveria ser de preferência um processo de conceitualização do que um conceito, ele deve sempre estar fluindo e em contínuo processo.

Por Vitor Wilson

Busca

    Visualizações da página

    Translate