(Santa Fé de) Bogotá,
capital e a maior cidade da Colombia. A 4ª cidade mais populosa da América do
Sul, superada apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Classificada
na mesma categoria de cidades como San Francisco, Washington, Los Angeles, Dubai
e Berlim, e acima de outras como Boston, Miami e Montreal.
Foto aérea de Bogotá | Fonte: rabiscogeografico.com |
Uma cidade onde as ruas não possuem nomes e sim números, tem 58 museus, 62 galerias de arte, 33 bibliotecas tecnológicas, 45 salas de palco, 75 áreas esportivas personalizadas e 75 parques de atração, além de mais de 150 monumentos nacionais. Está entre as 30 cidades mais visitadas no mundo.
Irei contar um pouco sobre minha experiência nesta cidade enquanto estudante de arquitetura que sou. Fiquei surpresa e feliz quando cheguei
em Bogotá, pois vi que o sistema de transporte é muito mais eficiente do que em muitas cidades do Brasil. Tem táxis circulando a todo momento, você não precisa esperar muito até que algum deles chegue. Tem também uma rede de transporte articulado chamada Transmilenio, que é uma
espécie de metro de superfície. Funciona das 06h00min. às 23h00min. Além disso, tem também
pequenos ônibus chamados busetas que
transportam para todos os bairros da capital, estes não são tão rápidos como o
transporte articulado, principalmente em horas de pico, mas pode ser uma boa opção para evitar as várias trocas de linha que o transporte articulado exige, às vezes.
O sistema de carros articulados permite que você troque de linha quantas vezes quiser sem pagar mais por isso. O acesso se dá através de cartões que você pode comprar em cada estação. São muito ágeis e na própria plataforma de embarque temos um visor que mostra quanto tempo você tem de esperar pelo seu ônibus.
Jimenez de Quesada, Eje Ambiental projeto de Rogelio Salmona e a rede Transmilenio | Fonte: Acervo prórpio |
Las busetas no trânsito de Bogotá | Fonte: acervo próprio |
O trânsito funciona bem em Bogotá, apesar de não haver muitos
sinais e nem mergulhões, viadutos e elevados como a nossa perimetral na cidade
do Rio de Janeiro. Não existem muitos
carros circulando se pensarmos nos 8,5 milhões de habitantes e e motoristas respeitam enormemente os
pedestres e os ciclistas.
O primeiro final de semana foi surpreendente. Além
da ciclovia normal, que atravessa toda a cidade e funciona ininterruptamente,
várias ruas são fechadas para carros aos finais de semana, principalmente aos
domingos, para que somente pedestres e ciclistas desfrutem do espaço. Crianças
brincando, esportistas correndo, andando de bicicleta ou patins, pessoas com
seus animais de estimação, gente saindo das igrejas e caminhando pelas ruas em
um espaço muito democrático. Vendedores com suas típicas bancas, pessoas
conversando ao redor, música tocando.
Ciclovia em Bogotá | Fonte: acervo próprio |
Calle 17 em um domingo | Fonte: acervo próprio |
Mapa da ciclovia de Bogotá |
Passei algumas horas em um parque que oferece
gratuitamente para toda a população espaços de estar/descanso, prática de
esportes e diversão. O Parque Ciudad Montes não fica no centro da cidade e tampouco
é o mais importante. Nele a população pode desfrutar de quadras de tênis, de
basquete, vôlei e futebol, um lago com um chafariz, um parque infantil, pista
de patinação, áreas verdes de múltiplo uso, um playground projetado
especialmente para bebês e ainda ter acesso a Casa Museu Antonio Nariño, que
conta a história do homem que traduziu e introduziu os Direitos Humanos na
constituição colombiana.
Parque Ciudad Montes | Fonte: acervo próprio |
Parque Infantil | Fonte: acervo próprio |
Jovens jogam basquete | Fonte: acervo próprio |
O parque conta com boa infra-estrutura além de
administração, área de serviços e segurança.
A presença da população é massiva. Estes locais são simplesmente
incríveis e de acordo com as pessoas com quem conversei, durante a semana estes
parques também ficam lotados, e não apresentam nenhum tipo de risco a segurança
das pessoas, mesmo à noite.
Bogotá tem muitos outros parques para serem descobertos como
o Parque Símon Bolivar, o Parque La Independencia e o Jardines de Paz. A cidade tem também os projetos de Rogelio Salmona, sem dúvida um grande arquiteto que deixou obras maravilhosas quando partiu em 2007.
Por Jéssica Rossone