domingo, 28 de abril de 2013

Carrera Séptima

Antes chamada Calle Real, a atual Avenida Alberto Lleras Camargo, mais conhecida como Carrera Séptima, é uma das principais vias do centro de Bogotá, compreendendo o Centro Histórico e o Centro Internacional. É considerada uma via arterial, pois corta a cidade de Norte a Sul, em um eixo oriental. 

Trecho da Carrera 7 vista da Torre Colpatria
A Carrera Séptima inicia seu traçado no município de Chia, a 20 quilômetros de Bogotá. Continua pela área histórica chamada Usaquén, passa pelos bairros Chapinero, Santafé, La Candelaria, San Cristóbal e termina no bairro Veinte de Julio.  

Trecho da Carrera Sétima entre o Parque Santander e a Catedral Primada de Bogotá

Carrera Séptima no bairro histórico de Usaquén

Carrera Séptima no Bairro 20 de Julio

O mais alto edifício da Colômbia, a Torre Colpatria, tem fachada principal para esta via. A Torre Colpatria,  com seus 50 pavimentos e 196 metros de altura, é considerada a terceira mais alta da América do Sul e o edifício mais representativo da cidade. Abriga escritórios de diversas companhias entre eles as salas do Grupo Colpatria, também proprietários da torre que foi construída em 1979. Em 1998 foram instaladas 36 lâmpadas de xênon para fazer a iluminação noturna do edifício de uma maneira divertida e, em 2012, estas foram substituídas por lâmpadas de tecnologia LED, permitindo maior variedade de cores e desenhos. Visível em todas as partes da cidade, a torre é um ícone para os turistas e motivo de orgulho para os bogotanos.


Torre Colpatria vista do Cerro de Monserrate
Torre Colpatria com iluminação em tecnologia LED

Outro edifícios como a Catedral Primada de Bogotá e a Iglesia San Francisco também estão na Carrera Séptima e também a Plaza Símon Bolívar, importante ponto de encontro dos bogotanos.

Catedral Primada de Bogotá

Cruzamento com a Av. Jimenez de Quesada, onde passam os ônibus
articulados Transmilênio
A Carrera 7 tem sido palco de muitas manifestações artísticas, culturais e sociais atualmente, enfatizando seu significado e simbolismo para a cidade. No último 9 de abril foi por ela que a Marcha por la Paz aconteceu, com as mais diversas manifestações patrióticas da Colômbia. 

Marcha por la Paz, 9 de abril de 2013
Marcha por la Paz, 9 de abril de 2013
A Carrera Séptima se torna ainda mais particular entre o Centro Histórico e o Centro Internacional do bairro La Candelaria, Calle 11 e 24, respectivamente. Das 6:00 a.m. às 8:00 a.m. somente transporte público pode circular, das 8:00 a.m. às 6:00 p.pm  via é liberada somente para pedestres e ciclistas e a partir deste horário podem circular veículos leves. 

Faixa que indica o funcionamento da via durante o dia

Ciclovia da Carrera 7
Carrera 7 Peatonal
Os pedestres tem passeios largos e arborizados, revestidos com pisos intertravados, e com sinalização para deficientes.

Uma característica desta parte da Carrera 7 são os vendedores ambulantes, que tomam boa parte dos passeios com suas tendas e também as pessoas que utilizam o espaço para se divertir, como os jogadores de xadrez que passam todo o dia no lugar.

Campeonato de xadrez na Carrera 7

Campeonato de xadrez na Carrera 7
Um grande shopping ao ar livre, pessoas vestidas de palhaço trocando um sorriso por pesos colombianos. Jogadores ágeis de xadrez, alguém tocando saxofone, uma estátua da liberdade, Michael Jackson. Muitas lojas, pessoas fazendo caricaturas, ciclistas, turistas. 

Imitação de Michael Jackson

A Carrera 7 reúne  os mais variados tipos de comércio, de tipologia arquitetônica, de usos e de espaços da cidade. Manifestações culturais que normalmente só vemos em um desfile cívico aqui se pode ver todos os dias. Uma caminhada num domingo de Sol e se conhece a essência patriótica colombiana. Simplesmente apaixonante.  

Por Jéssica Rossone 

Busca

    Visualizações da página

    Translate