quinta-feira, 31 de maio de 2012

CATS Cataguases


Tem início na próxima quinta-feira, dia 07 de junho, o 1º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade realizado até o dia 10 de junho, na cidade de Cataguases, Minas Gerais.

O CATS é um projeto que se propõe ser um ponto de partida para a questão da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico para a cidade de Cataguases como também para outras cidades de pequeno porte que tenham um conjunto arquitetônico a ser preservado.

O objetivo consiste em criar um movimento de transformação para mostrar aos moradores da cidade sede que é possível conviver bem com a tradição sem ser obsoleto. Sendo assim, os debates entre profissionais, comunidade acadêmica, moradores e autoridades públicas serão de grande valia para que se possa encontrar um denominador comum e que a cidade possa enfim compreender o que de fato significa ser uma cidade moderna e ao mesmo tempo ter seu patrimônio tombado por um órgão regulamentador. A ideia do CATS é promover a valorização do patrimônio de Cataguases, tornando este mais próximo do cidadão cataguasense, fazendo ainda com que se transforme em parte do desenvolvimento urbano sustentável da cidade.

Cataguases é referência pelo número de construções modernas que comporta em uma área que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Historio e Artístico Nacional (IPHAN), porém vem sendo, ao longo dos anos, mutilada e silenciosamente descaracterizada.

Ponte Metálica de Cataguases

Colégio Cataguases, projetado por Oscar Niemeyer

O evento, de caráter internacional, abordará a relação do turismo e da sustentabilidade com a arquitetura e o patrimônio tombado, observando as temáticas que conectam estes campos disciplinares à história, engenharia ambiental, engenharia florestal, biologia, geografia, artes, sociologia, educação, economia, administração.

A realização desse evento propiciará à cidade de Cataguases reunir a comunidade acadêmica e não acadêmica, graduandos e pós-graduandos das áreas afins ao longo de quatro dias para discutirem possibilidades e projetos viáveis para que municípios possam se adaptar à preservação do patrimônio bem como explorá-lo sem causar danos e/ou descaracterização a seus bens.


Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate