sábado, 26 de maio de 2012

O THAU DO BLOG de cara nova!

Desde o começo de abril estivemos pensando em novos motivos que exprimissem a marca do blog. Pois bem, começamos com uma mudança de layout que permite a você, leitor, conferir os posts mais lidos na seção "Postagens Populares".
E hoje, estamos muito contentes de compartilhar o nosso novo plano de fundo. Com as imagens pretendemos salientar os temas do blog: Teoria e História da Arquitetura e com as cores, pretendemos manter a identidade e mostrar a versatilidade da página. Esperamos que vocês gostem!

O desenho da esquerda é uma planta do território ao redor de Paris no século XVII e XVIII, retirada do livro A História da Cidade, de Leonardo Benévolo, 1983. Os desenhos à direita, exceto o primeiro, são obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí, sempre inspirado em formas orgânicas e mouriscas, e Jean-Nicolas Durand, arquiteto professor e teórico francês. Durand elaborou um método de projeto que se apóia na tipologia, construída a partir de exemplos, fornecidos pela tradição arquitetônica e organizados segundo função ou partido, em que a arquitetura deixa de querer refletir tipos ideais para passar a aplicar o rigor do método científico aos programas edificatórios; um método baseado na composição como momento chave no qual a razão age sem interferências nem limitações construtivas. Segundo ele:        

 “É preciso comecar pelo conjunto,  continuar por suas partes e, então, examinar quais são os cômodos principais e os que lhe estão subordinados; quais são os cômodos que devem se aproximar ou se distanciar entre si e determinar, em consequência, seu terreno e seu tamanho.”  Durand


    

 
Jean-Nicolas Durand. Combinações de elementos. Précis de leçons d’architecture, 1802 – 1805.


Esperamos que vocês gostem!


 Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate