domingo, 13 de maio de 2012

EREA Ibitipoca, isso é apenas o começo!

Entre os dias 02 e 06 de maio, aconteceu no vilarejo de Conceição do Ibitipoca o XV Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura, e nós estivemos lá registrando cada momento desta experiência única que foi o encontro aberto.


Este novo modelo de encontro abriu as portas para novas discussões que antes não eram possíveis com os portões fechados de um "encontro comum". Os estudantes tiveram uma ligação direta com a comunidade como ainda não havia acontecido e, de fato, compreenderam a cidade EREA.
Os organizadores ressaltaram que o interesse dos participantes pelas oficinas e atividades em geral foi maior, e as inscrições para as atividades se esgotavam com rapidez. Além do mais, a intensidade com que interagimos com a comunidade foi realmente incrível!


O cronograma, bem variado, ofereceu oportunidades para quem ainda não conhece o movimento estudantil se interar do assunto e perceber que vale a pena se envolver. Nas manhãs do encontro tivemos oportunidade de participar do COREA (Conselho Regional de Estudantes de Arquitetura) e do SeRES (Seminário Regional de Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo) além de várias oficinas.

Construção do Parquinho: oficina deixou um
parque para as crianças do vilarejo
Oficina Horta de Mandala

Na parte da tarde, tivemos mesas com temas atrelados à sustentabilidade e bioconstrução, saneamento ambiental, técnicas locais de construção, e até mesmo ao movimento estudantil, além da apresentação de trabalhos científicos no CICAU e projetos de extensão no CEAU. À noite o cronograma se dividia entre uma mesa plena, que sempre acontecia na tenda central, montada no centro do vilarejo, e uma festa que acontecia logo após e no mesmo local. 
Plenária reuniu participantes no último dia do evento
Festas temáticas agitaram Ibitipoca durante o XV EREA

Os idealizadores deste novo modelo de encontro foram ovacionados pelo sucesso e garantiram: isso é só o começo!

Conheça um pouco mais sobre o movimento: 

A FeNEA

A FeNEA é uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados, que hoje congrega mais de 50.000 estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, de mais de 214 instituições de ensino superior, e os representa perante órgãos governamentais e entidades de área.
Tem como objetivos:
  • representar os interesses dos estudantes de arquitetura e urbanismo e lutar por um ensino de qualidade, através de uma discussão participativa e democrática.
  • congregar e ampliar a participação dos estudantes enquanto cidadãos e futuros profissionais, na busca de uma formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com questões político-sociais.
O trabalho da FeNEA é desenvolvido em gestões de um ano, as diretorias eleitas em Plenária Final de ENEA formam o corpo executivo da Federação e devem seguir as diretrizes lançadas pelos estudantes e entidades estudantis na Plenária e no CoNEA de transição. Essas diretrizes servem de base para o desenvolvimento de todo o trabalho da gestão.
A FeNEA é a união de todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do país, a coordenação local da FeNEA é o seu Centro ou Diretório Acadêmico e você é tão responsável por ela quanto qualquer um.

Os Conselhos

Os Conselhos Nacional (CONEA's) e Regional (COREA's) são espaços de discussão aprofundadas sobre todos os projetos, posicionamentos e objetivos da Federação. Acontecem regularmente ao longo do ano e são abertos a todos os estudantes. 

SeRES

O Seminário Regional de Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo é um momento para maior embasamento quanto a questões da esfera acadêmica. Em formatos diversos, o SeRES promove discussões entre estudantes, professores e profissionais sobre as várias realidades dos cursos.

Ficou interessado? Cadastre-se no site http://www.rgfenea.org/ e fique por dentro de todas as inscrições e eventos promovidos pela FeNEA.



Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate