sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Arranhões no piso... na parede... no teto...

Memorial da América Latina

Pra você, Oscar Niemeyer no auge dos seus 103 anos parece gostar de skate? Ainda que seu antigo empregado e hoje, caseiro da Casa das Canoas, tenha me confidenciado muitas extravagâncias do patrão, também acho que não.

No entanto, a famosa prancha com rodinhas parece estar em voga. Isso porque no final de semana passado, o memorial da América Latina, em São Paulo, foi liberado - pelo próprio arquiteto - para o 1º encontro Niemeyer de skate. O evento inédito, visava criar um elo entre arquitetura e esporte. Os 84 mil m² da construção viraram palco de manobras radicais. No local, foi montada uma grande pista, desenhada com base nas obras de Niemayer.

Além de competições de skate, o encontro teve aulas para crianças, exibição de filmes sobre o esporte, shows nacionais e internacionais e uma homenagem a Oscar Niemeyer. Veja o site oficial do evento.

Nessa mesma onda do skate, o campeão mundial Pierre Andre Senizergues, encomendou ao designer e também skatista Gil Le Bon de Lapointe e um arquiteto francês com escritório em Los Angeles, Francois Perrin, uma casa totalmente adaptada à pratica do skateboard.




No projeto é possível andar de skate em totas as áreas e superfícies, internas ou externas. A casa é dividida em três espaços separados. O primeiro inclui o living room, a área de jantar e a cozinha, o segundo inclui um quarto e banheiro e o terceiro, uma área para prática do referido esporte.

A casa PAS (iniciais do dono) é a primeira casa a ser completamente usada tanto para o skateboard quanto para moradia. Cada espaço é apto para a prática do esporte porque o chão se encontra às paredes e ao teto em uma superfície contínua. Sonho de qualquer adolescente skatista.

Maquete do projeto
Assista também o vídeo sobre essa casa.


Por Vitor Wilson

Busca

    Visualizações da página

    Translate