quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Vem aí a terceira edição do ‘’Seminário Memória: Patrimônio, Oralidade e Acervo’’.


     O seminário, promovido pela prefeitura de Juiz de Fora / Funalfa, tem como objetivos contribuir para a valorização da história e de memória, através da preservação e divulgação dos nossos bens culturais: registros orais, patrimônio cultural material e imaterial, acervos arquivísticos e museológicos, além de ser uma oportunidade para ampliar e aprofundar os debates e as reflexões realizadas nas edições anteriores do evento.

     Também está prevista uma oficina sobre conservação preventiva do acervo fotográfico que visa estimular o setor público a capacitar profissionais para atuarem nos diversos espaços de memória. 

     Entre os especialistas convidados para o evento estão:
*Hebe Mattos, professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF); 
*Janine Inez Rossato, professora doutora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); 
*Regina Abreu, professora doutora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); 
*André Andion Ângulo, professor mestre da UFF e museólogo responsável pela Reserva Técnica do Museu da República (Ibram/MinC); 
*Rosali Maria Nunes Henrique, doutoranda em Memória Social pela Unirio e mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, Portugal;
*Sonia Regina Miranda, professora doutora da UFJF.

     O evento é gratuito e acontece de 20 a 23 de setembro, no Instituto Metodista Granbery – Anexo 1 (Rua Batista de Oliveira 1.145). O público-alvo são historiadores, pesquisadores, jornalistas, arquitetos, artistas plásticos, pedagogos, psicólogos, museólogos, turismólogos, bibliotecários, estudantes e comunidade em geral. Mas atenção! As inscrições vão até dia 9 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Funalfa (Av. Rio Branco, 2234).


     Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.

Por Camila Fonseca Pinheiro

Busca

    Visualizações da página

    Translate