domingo, 16 de março de 2014

Proposta inovadora de urbanista norte-americano para a proteção do tráfego cicloviário em cruzamentos



A Universidade George Mason, no EUA promoveu a edição 2014 da competição Cameron Rian Hays Outside the Box. A proposta desta competição é premiar ideias inovadoras que melhorem as políticas de transporte urbano. O vencedor deste ano Nick Falbo, urbanista norte-americano propôs uma solução que permite o aumento da segurança dos ciclistas em cruzamentos partilhados, tendo em vista que as interseções são ponto críticos em segurança nas redes de ciclovia, onde a junção de diferentes tipos de veículos torna-se um ampliador do risco de acidentes e stress.


Inspirando-se nas interseções holandesas e sua geometria, Nick elaborou um conceito baseado em elementos de proteção física, que são distribuídas pelos cruzamentos permitindo segregação do ciclista em relação aos demais veículos, diminuindo assim os conflitos.

O conjunto que envolve o projeto de segurança inclui ilhéus de canto para refúgio e sinalização horizontal e vertical propícia, que permite maior visibilidade ao ciclista, gerando redução das distâncias de atravessamento e consequentemente aumento da segurança.


O vídeo à seguir resume as ideias propostas:




Busca

    Visualizações da página

    Translate