segunda-feira, 24 de março de 2014

Casa de Rui Barbosa - Rio de Janeiro


Em Dezembro do ano passado (2013) fizemos uma viagem à Cidade do Rio de Janeiro para visitar a Casa de Rui Barbosa, localizada no Bairro de Botafogo. Essa viagem fez parte do programa da disciplina Projeto em Patrimônio Cultural, ministrada pelas professoras do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFJF Mônica Olender e Fabiana Tavares. 

O intuito era nos mostrar as técnicas utilizadas para manter sua conservação, assim como, seu acervo e características do estilo eclético. Características estas,  que são mantidas até os dias atuais e também aquelas que sofreram modificações.

Implantação da edificação e do jardim/ Casa de Rui Barbosa
Fonte: Aluna Aline Ferreira

Histórico

Fachada Principal
Fonte: site Fundação Casa de Rui Barbosa



A casa foi construída em 1849 e concluída em 1950. É um belo exemplar da arquitetura urbana do século XIX, além de ser cercada por um lindo jardim. Pode-se dizer que ela possui remanescentes do Rio neoclássico e acréscimos da belle époque.

Rui Barbosa adquiriu a casa em 1893 e viveu lá nos seus últimos 28 anos de vida. Comprada pelo Governo Federal em 1924, foi inaugurada em 1930 como Casa de Rui Barbosa, primeiro museu-casa no Brasil. Foi tombada pelo IPHAN em 1938.

Rui Barbosa possuía um acervo com cerca de 37.000 volumes, que foi mantido em seu local original. Hoje, as salas que guardam essa coleção possuem iluminação e climatização controladas para salvaguardar essa documentação. A climatização é realizada pelo piso e seu sistema fica localizado no porão da edificação.

Pequena mostra do Acervo de Rui Barbosa
Fonte: Site Fundação Casa de Rui Barbosa
Jardim

Parte frontal do Jardim
Fonte: Aluna Aline Ferreira

O jardim que circunda a casa é belíssimo. Este data de meados do século XIX, sendo influenciado por forte ecletismo e incorporação de elementos europeus. Ele possui cerca de 9.000 m2 e oferece espaços para descanso e passeio, abrigando uma flora exuberante.

Parte dos fundos da Casa
Fonte: Site peregrina cutural

O acesso ao Jardim e à Casa é público e gratuito. O Jardim fica aberto diariamente das 08:00h às 18:00h. A Casa é de terça-feira à sexta-feira das 10:00h às 17:30h. Vale à pena conhecer!
Endereço: Rua São Clemente 134, Botafogo/Rio de Janeiro.



Por Carla Bernardes

Busca

    Visualizações da página

    Translate