O Estádio
Talvez o estádio mais elegante da Copa de 2014, a Arena das Dunas infelizmente está com o andamento das obras mais atrasado entre todos eles. Em agosto, a obra completou um ano com 30% das ações concluídas. Para o escritório estadunidense Populous Architects, responsável pela concepção, o desafio foi encontrar uma forma flexível suficiente para acomodar tanto eventos esportivos, quanto musicais e culturais para a população de Natal, respondendo com simpatia ao seu ambiente.
Com formato ondulante, a estrutura responde às condições climáticas do local, protegendo os espectadores da luz solar direta, enquanto permite que as arquibancadas principais captem o ar e a briza on-shore prevalecentes, que fluem pelas arquibancadas através das grelhas de ETFE, colocadas entre as "conchas" do estádio.
A inspiração do desenho veio das dunas de areia que dominam a cidade. Os três elementos - estádio, arena e complexo de artes cênicas - são desenvolvidos como uma família de formas que sentam sobre um terreno elevado, com o parque fluindo ao redor. Esse impressionante desenvolvimento elevará nacionalmente e internacionalmente o perfil de Natal, além de agir como um catalisador para a regeneração urbana.
O estádio da capital potiguar terá capacidade para 43 mil torcedores, sendo 10 mil assentos removíveis. Serão 412.000 m² (122.000 m² da arena e 290.000 m² de centros administrativos). A previsão de entrega do projeto é para dezembro de 2013. O investimento na construção da nova arena, que tomou o lugar do antigo “Machadão”, demolido, será de R$ 417 milhões, sendo que R$ 396,5 milhões virão de financiamento federal.
O Entorno
Uma gama de equipamentos será instalada no entorno do estádio, contemplando hotéis, teatros, prédios comerciais, shopping e muitos outros. Confira aqui uma galeria com projeções da inserção, situação, locação e nomeação dos equipamentos.
A Cidade-sede
Natal conta com investimentos de R$ 1,69 bilhão, dos quais R$ 757,5 milhões de financiamento federal. Os recursos locais são de R$ 321,3 milhões, e os federais diretos de R$ 236,1 milhões. A iniciativa privada entra com R$ 375,4 milhões. No total, a cidade receberá oito intervenções em infraestrutura.
Além da construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante ao custo de R$ 792,55 milhões (Infraero: R$ 174,44; Concessionária: R$ 618,11 milhões), Natal possui projeto para implantação de um VLT (R$ 136,5 milhões) e quatro projetos de mobilidade (R$ 354,8 milhões). O VLT terá extensão de 14,5 km e 11 estações de embarque/desembarque, será composto por 6 veículos, que transportarão 300 passageiros cada. Com velocidade média de 32 km/h e intervalo entre viagens de 6 minutos (hora de pico), a capacidade diária do sistema é de 50 mil passageiros/dia.
Além da construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante ao custo de R$ 792,55 milhões (Infraero: R$ 174,44; Concessionária: R$ 618,11 milhões), Natal possui projeto para implantação de um VLT (R$ 136,5 milhões) e quatro projetos de mobilidade (R$ 354,8 milhões). O VLT terá extensão de 14,5 km e 11 estações de embarque/desembarque, será composto por 6 veículos, que transportarão 300 passageiros cada. Com velocidade média de 32 km/h e intervalo entre viagens de 6 minutos (hora de pico), a capacidade diária do sistema é de 50 mil passageiros/dia.
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante |
Trens correrão no leito da atual linha férrea |
Veja a maquete eletrônica da Arena das Dunas:
Fonte
populous.com
portal2014.org.br
copa2014.gov.br
natal.rn.gov.br
Por Vitor Wilson