terça-feira, 24 de setembro de 2013

Palestra Sidônio Porto - 2°Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes/MG

Dia 19 de Setembro foi inaugurada a 2° Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes – MG, 

A abertura do evento contou com a participação dos responsáveis pela organização da Bienal e as autoridades presentes, que compuseram a mesa.

Logo após houve uma palestra com o arquiteto Sidônio Porto, em que abordou o seguinte tema: “Arquitetura e a Industrialização da Construção”.

Sidônio Porto nasceu em Patrocínio - MG. Em 1964 formou - se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Aprofundou seus estudos em tecnologias de concreto pré - moldado. 

Foi Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFMG e da Escola Panamericana de Arte, em São Paulo. Também dirigiu o IAB - MG (Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais) e foi Diretor e Conselheiro da ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), em São Paulo. Já recebeu vários prêmios dentre eles, o prêmio da ASBEA e do IAB - SP, também foi o vencedor do concurso nacional de Projetos de Arquitetura para a Sede da Petrobrás, em Vitória - ES.

O arquiteto iniciou a palestra esclarecendo a importância da industrialização nos métodos de construção civil. Segundo Porto, com a utilização de materiais pré – fabricados os canteiros de obras se tornarão “canteiros de montagem”, em que entulhos e materiais como concreto, areia e brita, em seu estado original praticamente não existirão. 

A finalidade é otimizar o tempo de obra e produzir menos entulhos, objetivando a viabilização das grandes demandas do nosso tempo.

Arquiteto Sidônio Porto
Fonte: Bienal de Arquitetura
Após essas declarações o arquiteto nos mostrou alguns de seus projetos realizados com esta tecnologia. A maioria são projetos maiores, como: conjuntos industriais, hotéis e centros financeiros, mesclando concreto pré – fabricado e estrutura metálica, todos eles contendo conceito de sustentabilidade.

Sede da Petrobrás em Macaé/RJ
Fonte:sidonioporto.com.br
Centro de Documentação  - COMPERJ
Fonte: sidonioporto.com.br
Sede da Inpel
Fonte: sidonioporto.com.br
Muitos dos desenhos apresentados como: cortes, fachadas e planta baixas e até mesmo croquis foram feitos á mão pelo próprio Porto, que após uma pergunta do Professor Mauro Campello, esclareceu que gosta muito de desenhar à mão, pois o traço é mais rápido do que o computador e consequentemente a ideia também. Um traço a mão livre pode dar soluções inesperadas  aos seus projetos.

Como afirmou o próprio palestrante ao final: “....no caos do croqui nasce a luz”.

Escola Graduada
Fonte: sidonioporto.com.br
Hotel Meliá - Porto
Fonte: sidonioporto.com

Após a palestra houve o lançamento de seu livro: “Sidônio Porto: Um Intérprete de seu Tempo” e em seguida o coquetel. Este foi realizado no segundo pavimento do Espaço Cultural, aonde se encontram os projetos expostos por arquitetos e escritórios  de arquitetura de Juiz de Fora  - MG.

Coquetel de Inauguração
Fonte: Bienal de Arquitetura
Os projetos apresentados são de caráter comercial, industrial, institucional, residencial e também interiores. 
Além disso há também exposições de projetos acadêmicos e de demais campos das artes visuais.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 29 de Outubro no Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas. 


Por Carla Bernardes

Busca

    Visualizações da página

    Translate