quarta-feira, 31 de julho de 2013

II Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados

O THAU DO BLOG convida para o II Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados, RJ, a se realizar dia 21 de setembro de 2013.


Por Jéssica Rossone

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Concurso visa a escolha de um projeto símbolo para a Copa do Mundo de 2014

O Portal Architectural Competition realizou um concurso em que o foco principal fosse um projeto ao lado dos Arcos da Lapa. O objetivo é que este projeto se torne símbolo para a Cidade do Rio de Janeiro, visando principalmente a Copa do Mundo de 2014. 

Entre as 146 propostas foram escolhidas apenas três.
Os arquitetos integrantes da Comissão Julgadora foram: o brasileiro Pablo Resende, o italiano Mario Cubeddu e a sul - africana Jennifer Beningfield.

Seguem abaixo os projetos vencedores em sua ordem de classificação:

 



Este projeto ficou em primeiro lugar. Pertence ao arquiteto Karim Hassayoune - França.



O Segundo colocado é autoria dos arquitetos Antonio Ochoa, Romer Valera, Javier Caceres e Maria Antonieta Loaiza - China.






O projeto de terceiro lugar pertence aos arquitetos Lukas Specks, Gonzalo Lizama, Onur Özdemir - Alemanha.


Referências:
www.arcoweb.com.br


Por Carla Bernardes 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ciclo de Palestras "Prata da Casa" - Palestra Frederico Andrade


                                             


Frederico Andrade - Palestra "Prata da Casa"
Fonte: Arquitetura e Sociedade



Dando sequência ao Ciclo de palestras "Prata da Casa", o arquiteto Frederico Andrade do escritório Skylab Arquitetos, à convite do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, realizou uma palestra no dia 23 de Julho no Anfiteatro III, do Edifício Itamar Franco - Faculdade de Engenharia-UFJF.

Frederico Andrade se formou em 2000 pela Universidade Federal de Juiz de Fora e é pós-graduado em Reabilitação Ambiental e Arquitetura Sustentável pela Unb.
No início da palestra destacou como no período de sua formação as condições de estrutura do curso ainda eram precárias, muitas vezes os alunos realizaram greves exigindo melhores condições.

Mas o foco principal foi a interação entre o "Mercado" e a "Academia". Segundo ele é importante que os graduandos em Arquitetura e Urbanismo entendam como funciona a dinâmica do mercado da construção civil e todas as suas variantes.
Entendendo principalmente as várias relações que esta profissão impõe : arquiteto/cliente, arquiteto/empreendedor e arquiteto/construtora. E assim, tentando lidar com cada uma delas da melhor maneira possível.



 
Frederico Andrade - Palestra Prata da Casa
Fonte: Arquitetura e Sociedade

 
 
O palestrante apresentou alguns projetos de seu escritório: Projetos residenciais, Institucionais, Projetos para concursos e comerciais.


No que diz respeito aos projetos residenciais, seu principal destaque foi a relação arquiteto/cliente. Segundo ele, cada cliente possui sua personalidade, seus gostos e seu modo de pensar, portanto, é importante saber lidar com cada um deles, tentando agradar a todos, muitas vezes a vontade do arquiteto fica em segundo plano.

 Residências Unifamiliares 

Residência KD
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br

Residência JR
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br

Residência RCH
                        Fonte: www.skylabrquitetos.com.br
                                  
Residência MJ
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
Uma particularidade em relação a esses projetos, é que a preocupação maior deve ser com os fundos da residência, para onde se voltam os compartimentos sociais,onde serviços e principalmente de lazer.

Já no que diz respeito aos edifícios multifamiliares, Frederico Andrade enfocou a questão do Código de Obras, muitas vezes um limitar no processo projetual. Além disso, as construturas e os empreendedores querem sempre construir o máximo possível. 

As mudanças requeridas pelo construtor, podem comprometer o que havia sido pensado pelo arquiteto, havendo alterações até mesmo no período de construção do edifício.

Edifícios Multifamiliares

Edifício Pinotage
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
Edifício Trentino
Fonte: www.skylabarquitetos.com


Edifícios Institucionais:


UPA - Norte
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br

Teatro Paschoal Carlos Magno
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
Outro enfoque dado pelo palestrante, foi a realização de projetos para concursos. Segundo ele é muito complicado compatibilizar projetos para concursos com a demanda do escritório. 

O Skylab Arquitetos já participou de vários, dentre eles: Comperj (Centro Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), Jardim Botânico, dentre outros.

Também apresentou alguns projetos Comerciais como: 

Comercial Estrela Sul
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
São Pedro Center
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
No final foi perguntado como surgiu o Skylab Arquitetos. Ele contou que durante muito tempo trabalhou em outra área, fazendo apenas projetos pequenos.

Somente em 2004 que seu então sócio e amigo de infância Guilherme Ferreira, graduado em 2002 pela UNESA, no Rio De Janeiro, veio para Juiz de Fora e ambos começaram a trabalhar juntos, em sua própria residência. Depois alugaram uma casa na Rua Tiradentes. Nos dias de hoje seu escritório está localizado no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora-MG.


Por Carla Bernardes


                   


terça-feira, 23 de julho de 2013

Especialização em Arquitetura de Interiores

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora irá oferecer uma especialização em Arquitetura de Interiores.
Esta consiste em uma Pós-Graduação Lato Sensu, voltada para os vários setores da construção civil, da indústria moveleira e da decoração.

O objetivo é a ampliação de profissionais voltados para esta área em Juiz de Fora e região, devido á demanda do mercado.
A inscrições ocorrem a partir do dia 23 de Julho a 09 de Agosto de 2013, das 13:00 às 17:00 horas.

Serão destinadas 40 vagas, sendo o público-alvo: graduados preferencialmente em Arquitetura, Design, Engenharia e/ou Artes. Títulos profissionais de outras áreas serão analisados pela Comissão de seleção.

Investimento Financeiro:
Taxa de inscrição: 80,00
Taxa de matrícula: 380,00
Valor das mensalidades: 14 parcelas de 380,00

O início das aulas está previsto para o dia 18 de agosto.
Para mais informações acesse: http://www.ufjf.br/posarquiteturadeinteriores/


Por Carla Bernardes

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A experiência O THAU DO BLOG na minha vida

Hoje eu resolvi falar mais da minha experiência enquanto estive trabalhando no Blog e tudo o que esta me proporcionou.


Mas antes disso, gostaria de compartilhar um momento importante, de escolhas, que cada um de nós passou ou vai passar um dia e que influenciou bastante no meu interesse pelo Blog: o ingresso em uma Universidade.
Em 2009, prestei vestibular para muitas Instituições de Ensino Superior, dentre as quais a UFJF, na qual hoje sou graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo. O que pouca gente sabe é que para cada uma das instituições, me desafiei para um curso diferente. Dentre eles então estavam Letras, História da Arte, Arquitetura, Geologia e Jornalismo.
Podem ser dados um tanto pessoais, mas eles permitem deduzir a minha escolha pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e, posteriormente, a decisão de tentar ser integrante da Equipe O THAU DO BLOG.

A verdade é que quanto mais me envolvo com a faculdade e quanto mais escrevo, mais percebo que este é o caminho. Cursar Arquitetura e Urbanismo tem sido uma grande oportunidade de rever muitos conceitos e ter visões diferentes da nossa sociedade. Escrever no THAU DO BLOG foi uma constante atividade de percepção e observação, muito além da escrita e leitura, foi e é um exercício diário que ajuda a transparecer ideias e formar opinião.

Não importa se é um Projeto de Treinamento Profissional, Extensão, Pesquisa. No Blog, a impressão que eu tenho é de que está tudo interligado e é assim que faz sentido. Após 1 ano e 4 meses trabalhando na Equipe Editorial, posso dizer que esta oportunidade me fez crescer tanto como profissional como pessoa.

Pesquisar, ler, ouvir opiniões diferentes, ver reações distintas diante de uma mesma pergunta, aprender e compartilhar o aprendizado são algumas das atividades de quem desenvolve um Blog. Um Blog de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo não é o simples fato de criar uma página na internet e postar alguns textos sobre o tema, é muito mais que isso. É entender o valor e o lugar desta página, e principalmente do tema, no âmbito acadêmico e para a sociedade em geral e como consequência, ampliar a visão crítica e o conhecimento.
Por meio do Projeto O THAU DO BLOG, participei de diversos eventos, li e escrevi sobre vários livros e artigos, conheci pessoas e lugares maravilhosos.  
Se você é aluno(a) como eu, olhe para as oportunidades, agarre-as! Seja participativo, leia mais e inspire-se! Você não precisa de um blog para fazer isso, mas te garanto, a experiência de ser da Equipe O THAU DO BLOG é incrível!

Neste mês, uma nova fase do THAU DO BLOG se inicia, com novos integrantes e novas perspectivas, frentes novas poderão surgir assim como novos leitores interessados nas discussões...

Quero aqui deixar o meu agradecimento à toda a Equipe Editorial de O THAU DO BLOG e ao Professor Orientador Antônio Agenor Barbosa, e dizer que trabalhar com vocês tem sido uma experiência incrível! É bom quando a gente tem tantas coisas boas para contar... Estarei sempre ansiosa por compartilhar com os leitores do Blog as descobertas que eu fizer nesta nova etapa da minha vida.

Por Jéssica Rossone

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Viollet-Le-Duc e a "Teoria do Restauro Estilístico"

Durante o mês de Julho serão publicados uma série de textos, que irão abordar aspectos importantes acerca da Preservação de Patrimônios Históricos. Destacando conceitos relativos á: CONSERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO E REABILITAÇÃO, principalmente no que diz respeito à monumentos históricos e às demais categorias ligadas à preservação, como: pintura, escultura, sítios arqueológicos, dentre outras.

Para isso serão tomados como referências grandes pensadores sobre o tema, são eles: Viollet-Le-Duc, John Ruskin, Camillo Boito, Alois Riegel e  Cesari Brandi.

Nomes de grande relevância para o estudo do tema e que suscitam discussões até os dias atuais, devido às contradições de pensamentos e opiniões acerca da intervenção em monumentos históricos.


Iniciarei com Eugéne Emmanuel Viollet-Le-Duc: arquiteto, escritor, diretor de canteiros de obras, desenhista e um dos primeiros a abordar questões referentes à Restauração. Questões estas que provocaram e ainda provocam muitas polêmicas, principalmente devido ao seu modo de pensar e agir quando da intervenção em determinado edifício  de importância histórica.

"RESTAURAÇÃO: A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode não ter existido nunca em um dado momento." Viollet-Le-Duc- Verbete: Restauração. p.29

Esta citação inicia o texto "Verbete: Restauração", pertencente ao próprio Le-Duc e constitui a base de seu pensamento.
Nascido em Paris, em 1814, sofreu grande influência dos acontecimentos ocorridos na Europa, dentre eles: a Revolução Francesa, o Iluminismo e a Revolução Industrial.

De pensamento extremamente racionalista e por muitos considerado “Arauto do Movimento Moderno", era totalmente contrário ao ornamento e às arquiteturas que estavam sendo produzidas no início do século XIX. Segundo ele, verdadeiras cópias, com desenhos e formas sem nenhuma justificativa para aplicação daqueles elementos:

"A arquitetura oficial seguia uma estética dita acadêmica, de derivação clássica, mas que comportava múltiplas faces, com diversas correntes, tais como neopalladianas e as neogregas." Beatriz Mugayar Kuhll - Restauração. p.11

Acreditava que os monumentos arquitetônicos deveriam ser como verdadeiros sistemas, que todo elemento que o constituía possuía uma função distinta e se o edifício perdesse qualquer uma destas partes não havia como funcionar completamente.

Esse seu modo de pensar foi resultado, principalmente, de estudos sobre a Arquitetura Gótica, até então desconsiderada. 
Segundo ele, nessas construções, todos os elementos possuem alguma função. Não apresentando partes desnecessárias, supérfluas.

" ...a arquitetura gótica se revestia de um caráter nacionalista, em que se buscavam novos caminhos para a produção arquitetônica e em que a restauração se estava estabelecendo como uma ciência que Viollet-Le-Duc se formou..." Beatriz Mugayar Kuhl - Restauração. p.11

" Dentro do universo da arquitetura gótica, concebe um sistema ideal de correspondência entre forma, estrutura e função, formando um sistema lógico, perfeito e fechado em si. Essa sua tendência de encarar um dado objeto segundo uma concepção idealizada se verifica também na restauração." Beatriz Mugayar Kuhl - Restauração. p.17

Esse seu modo de pensar, contribuiu fortemente para a sua forma de intervenção em monumentos históricos.  Seu foco principal era a recuperação da Unidade de Estilo, ou seja, a recuperação do edifício como um todo.

Sua teoria, portanto, ficou conhecida como “TEORIA DO RESTAURO ESTILÍSTICO”, segundo a qual, cada elemento arquitetônico se subordina ao conjunto, contribuindo para a unidade do edifício.

Este método utilizado por Le-Duc é por muitos associado à Teoria de Georges Couvier, naturalista e paleontólogo.  Este acreditava que através de apenas um osso se conseguiria reconstituir todo um esqueleto. Le-Duc utilizava-se do mesmo preceito, acreditando que a partir de apenas um perfil do edifício, conseguiria reconstituí-lo completamente.

Estudava a fundo todo monumento que lhe era confiado, de modo a não intervir hipoteticamente. Realizava levantamentos detalhados, utilizando-se de textos, fotografias e desenhos, procurando entender a lógica da concepção do projeto.
Analisava edifícios do mesmo período de construção, a técnica que fora utilizada, as formas características, as linguagens; buscando sempre um coeficiente comum que lhe fornecesse conclusões para a recuperação do monumento em questão.

Apesar desta técnica(o estudo exaustivo do monumento) ter sido uma grande contribuição deixada por Le-Duc, para os estudos e técnicas de preservação, suas intervenções eram muitas vezes incisivas.

Na maioria das vezes acabava entrando no campo da criação, supondo elementos que talvez nunca vieram a existir naquele edifício. Tentava chegar a uma reformulação ideal de um determinado projeto.
Algumas vezes alterava partes autenticas do edifício porque as considerava em mau estado, em vários exemplos não respeitou modificações  feitas posteriormente.
Seu modo de agir justifica suas palavras citadas no início deste texto:

’’... é restabelecê-lo (o edifício) em um estado completo que pode não ter existido nunca em um dado momento.” Viollet-Le-Duc-Verbete: Restauração

Este seu método de agir e pensar, muitas vezes, desprezava a singularidade de cada obra e do próprio autor e principalmente a autenticidade da mesma. 
Além disso, seus princípios teóricos foram relegados ao ostracismo durante um longo período.

Porém, é importante ressaltar que o início do século XIX foi uma época de apreciação e de uma nova descoberta da arquitetura gótica e que Viollet-Le-Duc teve um papel fundamental no estudo e difusão acerca das primeiras tentativas de restauração.


Exemplos de Atuação:

Ficheiro:Basilique Saint-Sernin - Toulouse.jpg
                       Fonte: Wikipedia.org                              

Igreja de Saint - Sernin

As intervenções se iniciaram em meados do século XIX, havendo muitas mudanças. A mais notável foi a supressão de adições góticas a fim de se obter um românico puro. Localiza-se em Toulouse - França. Foi consagrada em 1096 pelo papa Urbano II e elevada à categoria de Basílica em 1878.


Fonte: Aula de Técnicas Retrospectivas - A Preservação
dos Monumentos Históricos  - ANTES
Fonte: Aula de Técnicas Retrospectivas - A Preservação dos
                      Monumentos Históricos - DEPOIS  
                                  
Igreja de Vézelay

Sua restauração foi iniciada em 1840. Mosteiro Beneditino localizado na cidade de Vézelay - França. É patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979.

Ficheiro:Description du chateau de pierrefonds Figure 00.png
 Fonte: Wikipedia.org - ANTES

             Ficheiro:Château de Pierrefonds vu depuis le Parc.jpg
                     Fonte: Wikipedia.org - DEPOIS

Castelo de Pierrefonds


Palácio fortificado, localizado em Pierrefonds, no Sudeste da Floresta Comiégne, a Norte de Paris - França. Classificado como Monumento Histórico desde 1848.




Referências Bibliográficas:
Restauração - Apresentação e Tradução - Beatriz Mugayar Kull
Verbete: Restauração - Eugéne EmmanueL Viollet-Le-Duc
Notas de Aula: Técnicas Retrospectivas - A Preservação dos Monumentos Históricos - Prof. Mst. Mônica Olender



Por Carla Bernardes



                             





terça-feira, 16 de julho de 2013

Ciclo de Palestras Prata da Casa



Por Giulia Drumond

Ciclo de Palestras Prata da Casa - Palestra do arquiteto e professor Bruno Sarmento

A proposta do evento Prata da Casa é trazer arquitetos formados no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF para dividir suas experiências como ex-alunos da instituição, discutir o mercado de trabalho na cidade e estabelecer um contato maior com os alunos esclarecendo algumas dúvidas e promovendo o debate relacionado a vários temas importantes para o desenvolvimento pessoal e do setor na cidade.

Bruno Sarmento apresentando o projeto da empresa Engetran

Bruno Sarmento foi aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF entre 1995 e 2001, onde teve contato com Paulo César Lourenço, professor do curso na época. Começaram então a trabalhar juntos em um projeto quando Sarmento ainda era estudante e esta parceria resultou no escritório Lourenço|Sarmento. Atualmente trabalha como arquiteto no escritório e como professor no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior em Juiz de Fora.


Paulo César Lourenço (em pé) e Bruno Sarmento


Na palestra, Bruno Sarmento destacou parte da produção de seu escritório em conjunto com Paulo César Lourenço e comentou sobre a importância do detalhamento e do sistema construtivo escolhido para cada obra, ressaltando como é importante se ater as condicionantes de cada terreno, podendo valorizar ou não a forma de como é produzida a arquitetura.

Foram apresentados diversos projetos como a Galeria de Arte Hiato (2002), o Independência Shopping (2004), o edifício Maiorca (2005), o eficício Rei Alberto 1 (2006), a loja Mod 01 (2007), a capela Alphaville Brasília, o Masterplan Praia Formosa e o Edifício Broadcast. Entre tantas obras, foram escolhidas três que foram as mais discutidas na palestra.

O Edifício Administrativo da Construtora Engetran concluído em 2001, em Matias Barbosa, onde os arquitetos buscaram a valorização da linguagem tecnológica da empresa e a agradável humanização do projeto arquitetônico visando seu conforto ambiental. 

Edifício Administrativo da Construtora Engetran

 

Conjuntamente, foi apresentado o projeto da Casa LM, concluído em 2006, projeto integrante da 10ª MAU - Mostra de Arquitetura e Urbanismo – UFJF e da VIII Trienal Internacional de Arquitetura de Belgrado, Sérvia, no mesmo ano. Também foi publicado na revista AU em Outubro de 2006. 


Casa LM


Entre as obras apresentadas, destacou-se o projeto do Centro Comercial Braz Bernardino de 2008, construído após a demolição da casa onde funcionava o Colégio Magister, importante casa modernista da obra do arquiteto Arthur Arcuri.  Sarmento disse que eles procuraram criar um projeto que tentasse diminuir o vazio que aquele espaço adquiriu, tentando amenizar a situação do local devido a várias condicionantes problemáticas da obra.

Centro Comercial Braz Bernardino

Ainda foram discutidas várias questões e temas polêmicos com os alunos como a Lei de Uso e Ocupação do Solo em Juiz de Fora, o funcionamento do plano diretor da cidade e o mercado de trabalho. Foi abordada também a importância do investimento e da discussão sobre a mobilidade urbana, problema que assola tanto a cidade de Juiz de Fora, como a grande maioria das cidades de médio e grande porte. Sarmento disse que o transporte ineficiente é o grande vilão e não a presença progressiva das pessoas nos centros urbanos. Por fim defendeu a verticalização, apoiado em estudos e teorias de diversos arquitetos.

Sarmento também discorreu sobre a postura do arquiteto em relação à produção de obras e o impacto criado na vida dos usuários e destacou que o estudante pode seguir dois caminhos: criticar, estudar e se especializar defendendo determinado conjunto de ideias ou estudar o mercado e tentar produzir a partir desse estudo, obras que possam contribuir para o funcionamento da cidade, gerando um impacto positivo a partir da implantação desse objeto arquitetônico.

Confira também um post com a entrevista de Bruno Sarmento e Paulo César Lourenço para o blog em 2011 no link:  http://othaudoblog.blogspot.com.br/2011/11/entrevista-arquitetos-pc-lourenco-e.html


Por Giulia Drumond

quinta-feira, 11 de julho de 2013

REINAUGURAÇÃO DE OBRA DE NIEMEYER EM BH RECEBERÁ EXPOSIÇÃO DE ARTUR ARCURI

Na próxima sexta-feira dia 12 de Julho a Casa do Baile, projeto de Oscar Niemeyer, será reinaugurada. 
Obra de grande referência para a Arquitetura e o Urbanismo faz parte do Complexo Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, em Belo Horizonte -Minas Gerais.
O evento está marcado para iniciar às 17:30 horas e receberá a exposição "Artur Arcuri: um pingente da Arquitetura", que homenageia o centenário de um dos expoentes do modernismo.


Arthur Arcuri projetou o campus da UFJF (Foto: acervo pessoal)
            Foto: Artur Arcuri / Fonte: www.ufjf.br                           
Por Carla Bernardes

quarta-feira, 10 de julho de 2013

AVISO

Boa noite a todos!

Devido as paralisações previstas, informamos que a palestra que ocorreria amanhã com o arquiteto Frederico Andrade será remarcada. Assim que soubermos a nova data da palestra informamos aqui no blog e pela página no facebook.


Por Giulia Drumond

terça-feira, 9 de julho de 2013

Arquitetos brasileiros são finalistas no prêmio do World Architecture Festival 2013

O World Architecture Festival é um prêmio anual que contempla projetos de arquitetura de destaque e promove um encontro entre os profissionais da área.
Neste ano, 2013, o WAF divulgou que entre os mais de 300 finalistas, oito projetos são de arquitetos brasileiros. Os representantes brasileiros são Isay Weinfeld, Flávio Castro, Gustavo Penna e o Estúdio MK27 (de Márcio Kogan).
O evento esse ano deve reunir cerca de quatro mil arquitetos e os vencedores serão apresentados durante o encontro que acontecerá entre 2 e 4 de outubro em Cingapura.
No ano passado, Isay Weinfeld foi o vencedor da categoria “Esportes” com o projeto da Fazenda Boa Vista Golf Clubhouse.

Acompanhe os outros participantes deste ano e de edições passadas no site oficial do evento: http://www.worldarchitecturefestival.com/

Abaixo imagens dos oito projetos brasileiros finalistas:

Casa M&M - Estúdio MK27

Casa Cubo - Estúdio MK27

Casa Pinheiro - Estúdio MK27

Eco Villas Catuçaba - Estúdio MK27

 360º - Isay Weinfeld

Fazenda Boa Vista - Isay Weinfeld

Casa Planalto - Flávio Castro

Casa Braga - Gustavo Penna


Por Giulia Drumond


Ciclo de Palestras na UFJF

É esta semana, começando amanhã, às 17 hs. Não percam!


Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate