terça-feira, 16 de julho de 2013

Ciclo de Palestras Prata da Casa - Palestra do arquiteto e professor Bruno Sarmento

A proposta do evento Prata da Casa é trazer arquitetos formados no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF para dividir suas experiências como ex-alunos da instituição, discutir o mercado de trabalho na cidade e estabelecer um contato maior com os alunos esclarecendo algumas dúvidas e promovendo o debate relacionado a vários temas importantes para o desenvolvimento pessoal e do setor na cidade.

Bruno Sarmento apresentando o projeto da empresa Engetran

Bruno Sarmento foi aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF entre 1995 e 2001, onde teve contato com Paulo César Lourenço, professor do curso na época. Começaram então a trabalhar juntos em um projeto quando Sarmento ainda era estudante e esta parceria resultou no escritório Lourenço|Sarmento. Atualmente trabalha como arquiteto no escritório e como professor no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior em Juiz de Fora.


Paulo César Lourenço (em pé) e Bruno Sarmento


Na palestra, Bruno Sarmento destacou parte da produção de seu escritório em conjunto com Paulo César Lourenço e comentou sobre a importância do detalhamento e do sistema construtivo escolhido para cada obra, ressaltando como é importante se ater as condicionantes de cada terreno, podendo valorizar ou não a forma de como é produzida a arquitetura.

Foram apresentados diversos projetos como a Galeria de Arte Hiato (2002), o Independência Shopping (2004), o edifício Maiorca (2005), o eficício Rei Alberto 1 (2006), a loja Mod 01 (2007), a capela Alphaville Brasília, o Masterplan Praia Formosa e o Edifício Broadcast. Entre tantas obras, foram escolhidas três que foram as mais discutidas na palestra.

O Edifício Administrativo da Construtora Engetran concluído em 2001, em Matias Barbosa, onde os arquitetos buscaram a valorização da linguagem tecnológica da empresa e a agradável humanização do projeto arquitetônico visando seu conforto ambiental. 

Edifício Administrativo da Construtora Engetran

 

Conjuntamente, foi apresentado o projeto da Casa LM, concluído em 2006, projeto integrante da 10ª MAU - Mostra de Arquitetura e Urbanismo – UFJF e da VIII Trienal Internacional de Arquitetura de Belgrado, Sérvia, no mesmo ano. Também foi publicado na revista AU em Outubro de 2006. 


Casa LM


Entre as obras apresentadas, destacou-se o projeto do Centro Comercial Braz Bernardino de 2008, construído após a demolição da casa onde funcionava o Colégio Magister, importante casa modernista da obra do arquiteto Arthur Arcuri.  Sarmento disse que eles procuraram criar um projeto que tentasse diminuir o vazio que aquele espaço adquiriu, tentando amenizar a situação do local devido a várias condicionantes problemáticas da obra.

Centro Comercial Braz Bernardino

Ainda foram discutidas várias questões e temas polêmicos com os alunos como a Lei de Uso e Ocupação do Solo em Juiz de Fora, o funcionamento do plano diretor da cidade e o mercado de trabalho. Foi abordada também a importância do investimento e da discussão sobre a mobilidade urbana, problema que assola tanto a cidade de Juiz de Fora, como a grande maioria das cidades de médio e grande porte. Sarmento disse que o transporte ineficiente é o grande vilão e não a presença progressiva das pessoas nos centros urbanos. Por fim defendeu a verticalização, apoiado em estudos e teorias de diversos arquitetos.

Sarmento também discorreu sobre a postura do arquiteto em relação à produção de obras e o impacto criado na vida dos usuários e destacou que o estudante pode seguir dois caminhos: criticar, estudar e se especializar defendendo determinado conjunto de ideias ou estudar o mercado e tentar produzir a partir desse estudo, obras que possam contribuir para o funcionamento da cidade, gerando um impacto positivo a partir da implantação desse objeto arquitetônico.

Confira também um post com a entrevista de Bruno Sarmento e Paulo César Lourenço para o blog em 2011 no link:  http://othaudoblog.blogspot.com.br/2011/11/entrevista-arquitetos-pc-lourenco-e.html


Por Giulia Drumond

Busca

    Visualizações da página

    Translate