quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ciclo de Palestras "Prata da Casa" - Palestra Frederico Andrade


                                             


Frederico Andrade - Palestra "Prata da Casa"
Fonte: Arquitetura e Sociedade



Dando sequência ao Ciclo de palestras "Prata da Casa", o arquiteto Frederico Andrade do escritório Skylab Arquitetos, à convite do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, realizou uma palestra no dia 23 de Julho no Anfiteatro III, do Edifício Itamar Franco - Faculdade de Engenharia-UFJF.

Frederico Andrade se formou em 2000 pela Universidade Federal de Juiz de Fora e é pós-graduado em Reabilitação Ambiental e Arquitetura Sustentável pela Unb.
No início da palestra destacou como no período de sua formação as condições de estrutura do curso ainda eram precárias, muitas vezes os alunos realizaram greves exigindo melhores condições.

Mas o foco principal foi a interação entre o "Mercado" e a "Academia". Segundo ele é importante que os graduandos em Arquitetura e Urbanismo entendam como funciona a dinâmica do mercado da construção civil e todas as suas variantes.
Entendendo principalmente as várias relações que esta profissão impõe : arquiteto/cliente, arquiteto/empreendedor e arquiteto/construtora. E assim, tentando lidar com cada uma delas da melhor maneira possível.



 
Frederico Andrade - Palestra Prata da Casa
Fonte: Arquitetura e Sociedade

 
 
O palestrante apresentou alguns projetos de seu escritório: Projetos residenciais, Institucionais, Projetos para concursos e comerciais.


No que diz respeito aos projetos residenciais, seu principal destaque foi a relação arquiteto/cliente. Segundo ele, cada cliente possui sua personalidade, seus gostos e seu modo de pensar, portanto, é importante saber lidar com cada um deles, tentando agradar a todos, muitas vezes a vontade do arquiteto fica em segundo plano.

 Residências Unifamiliares 

Residência KD
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br

Residência JR
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br

Residência RCH
                        Fonte: www.skylabrquitetos.com.br
                                  
Residência MJ
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
Uma particularidade em relação a esses projetos, é que a preocupação maior deve ser com os fundos da residência, para onde se voltam os compartimentos sociais,onde serviços e principalmente de lazer.

Já no que diz respeito aos edifícios multifamiliares, Frederico Andrade enfocou a questão do Código de Obras, muitas vezes um limitar no processo projetual. Além disso, as construturas e os empreendedores querem sempre construir o máximo possível. 

As mudanças requeridas pelo construtor, podem comprometer o que havia sido pensado pelo arquiteto, havendo alterações até mesmo no período de construção do edifício.

Edifícios Multifamiliares

Edifício Pinotage
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
Edifício Trentino
Fonte: www.skylabarquitetos.com


Edifícios Institucionais:


UPA - Norte
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br

Teatro Paschoal Carlos Magno
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
Outro enfoque dado pelo palestrante, foi a realização de projetos para concursos. Segundo ele é muito complicado compatibilizar projetos para concursos com a demanda do escritório. 

O Skylab Arquitetos já participou de vários, dentre eles: Comperj (Centro Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), Jardim Botânico, dentre outros.

Também apresentou alguns projetos Comerciais como: 

Comercial Estrela Sul
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
São Pedro Center
Fonte: www.skylabarquitetos.com.br
No final foi perguntado como surgiu o Skylab Arquitetos. Ele contou que durante muito tempo trabalhou em outra área, fazendo apenas projetos pequenos.

Somente em 2004 que seu então sócio e amigo de infância Guilherme Ferreira, graduado em 2002 pela UNESA, no Rio De Janeiro, veio para Juiz de Fora e ambos começaram a trabalhar juntos, em sua própria residência. Depois alugaram uma casa na Rua Tiradentes. Nos dias de hoje seu escritório está localizado no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora-MG.


Por Carla Bernardes


                   


Busca

    Visualizações da página

    Translate