sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Brasil construirá primeira cidade inteligente da América Latina

Ilustração de uma cidade inteligente

Esta cidade "futurista", que vai usar todos os avanços tecnológicos disponíveis atualmente, será erguida nos arredores de Recife, uma das cidades-sede da Copa de 2014. A idéia é que, com exceção da área residencial, tudo esteja pronto até lá. A cidade contará com zonas de entretenimento, instalações de P&D, universidades, hotéis e shopping centers.

O Governo do Estado quer aproveitar o embalo nas obras da Arena Pernambuco e permitir que o empreendimento seja utilizado após o término da Copa. A tecnologia para facilitar a vida, visa a criação de "uma cidade fácil" que é baseada em organizar o uso da tecnologia na economia e na sociedade, sem esquecer o cuidado com o aspecto ecológico.

Serão disponibilizados sistemas de comércio eletrônico e fluxo de informações de fácil acesso, uso eficiente da energia disponível, interligação de informações, operações turísticas, de segurança e de transporte inteligentes.

Os responsáveis pelo projeto são a empresa NEC em cooperação com o Consórcio Arena Pernambuco, subsidiária do Grupo Odebrecht. A japonesa NEC está envolvida em projetos de desenvolvimento do gênero em todo o mundo e esta será sua cidade inteligente de número 31.


Por Vitor Wilson

Busca

    Visualizações da página

    Translate