Ilustração de uma cidade inteligente |
Esta cidade "futurista", que vai usar todos os avanços tecnológicos disponíveis atualmente, será erguida nos arredores de Recife, uma das cidades-sede da Copa de 2014. A idéia é que, com exceção da área residencial, tudo esteja pronto até lá. A cidade contará com zonas de entretenimento, instalações de P&D, universidades, hotéis e shopping centers.
O Governo do Estado quer aproveitar o embalo nas obras da Arena Pernambuco e permitir que o empreendimento seja utilizado após o término da Copa. A tecnologia para facilitar a vida, visa a criação de "uma cidade fácil" que é baseada em organizar o uso da tecnologia na economia e na sociedade, sem esquecer o cuidado com o aspecto ecológico.
Serão disponibilizados sistemas de comércio eletrônico e fluxo de informações de fácil acesso, uso eficiente da energia disponível, interligação de informações, operações turísticas, de segurança e de transporte inteligentes.
Os responsáveis pelo projeto são a empresa NEC em cooperação com o Consórcio Arena Pernambuco, subsidiária do Grupo Odebrecht. A japonesa NEC está envolvida em projetos de desenvolvimento do gênero em todo o mundo e esta será sua cidade inteligente de número 31.
Por Vitor Wilson