terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes


O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo Juiz de Fora promove a I Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes, a primeira Bienal regional do país. O evento ocorrerá em setembro no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.


O tema da bienal é a própria produção arquitetônica contemporânea da região e serão expostos projetos de profissionais e de estudantes. Na ‘’Exposição geral de arquitetos’’ os profissionais poderão inscrever um projeto nas categorias residencial, empresarial, institucional ou de interiores. Os trabalhos passarão por um processo de seleção e os que mais se destacarem serão contemplados com o Prêmio Arthur Arcuri e estarão automaticamente selecionados para a mostra do Departamento de Minas Gerais do IAB na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada entre os meses de outubro e dezembro.

Na parte acadêmica estarão expostos projetos de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e da Universidade Federal de Viçosa. Os projetos acadêmicos de maior destaque também serão premiados (Prêmio Hélio Novak).

Os trabalhos dos alunos da UFJF já foram selecionados. Participarão do evento:

Fernanda Lopes Gomes Rubatino – ‘’Centro Cultural São Pedro’’
Orientador: José Gustavo Francis Abdalla  

Pollyana Carvalho de Araújo Ribeiro – ‘’Habitação Popular’’
Orientador: Letícia Maria de Araújo Zambrano

Lina Malta Stephan – ‘’Príncipe Hotel’’
Orientador: Jorge Mtanios Iskandar Arbach 

Mateus Ramos Esteves – ‘’A via-parque São Pedro’’
Orientador: Mauro Santoro Campello 

Nathalia Pereira Reis Pinto – ‘’Hotel Fazenda’’
Orientador: Guilherme Araújo de Figueiredo

Paralelo à bienal acontecerá o ‘’II Seminário Caminhos para a Cidade’’. Estarão presentes representantes do Ministério da Cultura para refletir sobre a arquitetura e o urbanismo da região. Pretende-se discutir o que mudou desde a primeira edição do evento, em 2008.

Para maiores informações acesse o site do IAB-JF.

Por Camila Fonseca Pinheiro

Busca

    Visualizações da página

    Translate